O mês de outubro, focando na terceira semana do mês, é salientado sobre saúde dos cidadãos que, também, expõem a campanha do Combate à sífilis e à sífilis congênita. A data de conscientização foi instituída pela Lei nº 13.430/2017. Dos maiores objetivos, é o estímulo a participação da sociedade e profissionais da saúde nas atividades […]
O mês de outubro, focando na terceira semana do mês, é salientado sobre saúde dos cidadãos que, também, expõem a campanha do Combate à sífilis e à sífilis congênita. A data de conscientização foi instituída pela Lei nº 13.430/2017.
Dos maiores objetivos, é o estímulo a participação da sociedade e profissionais da saúde nas atividades comemorativas, enfatizando a importância do diagnóstico e tratamento adequado.
Na área da saúde, adentrando aos postos de saúde, gestantes podem realizar os testes rápidos como processo do pré-natal, sendo assim, para a mulher e o companheiro.
Uma doença sexualmente transmissível, a sífilis é uma infecção pela bactéria Treponema pallidum. Nesse contexto, é curável. E, além da transmissão durante o sexo desprotegido, se não tratada, pode ser transmitida para o recém-nascido durante o período de gestação.
Se diagnosticado, o tratamento é realizado com antibióticos, acompanhados com exames laboratoriais.
Quando prevenir é o melhor ato sobre a saúde, o uso de preservativos durante as relações é a maneira mais segura de proteção (MS, 2023).
Em Xanxerê, os postos de saúde atendem a população que se interessa no acompanhamento da saúde individual. Os testes rápidos são disponibilizados gratuitamente. Para realiza-los o usuário deve procurar a UBS da sua área de abrangência.