Assessoria

Marcos Vinícius Pedroso | 16/12/2023 10:05

16/12/2023 10:05

52866 visualizações

HRSP emite comunicado sobre atendimentos

A Direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) manifesta preocupação com relação ao aumento na procura por atendimentos na Emergência e solicita o apoio da comunidade regional, em razão da superlotação no hospital. É importante ressaltar que, devido à sobrecarga, o hospital enfrenta demoras no atendimento, especialmente para casos classificados como verde e azul – […]

A Direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) manifesta preocupação com relação ao aumento na procura por atendimentos na Emergência e solicita o apoio da comunidade regional, em razão da superlotação no hospital.

É importante ressaltar que, devido à sobrecarga, o hospital enfrenta demoras no atendimento, especialmente para casos classificados como verde e azul – que não são considerados emergenciais. Pedimos a compreensão de todos diante dessa realidade e reforçamos a importância de seguir as orientações do protocolo, permitindo que a equipe médica possa focar nos casos de maior urgência.

A Emergência do HRSP opera de acordo com protocolo de acolhimento e classificação de risco, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Este protocolo visa identificar e priorizar os pacientes de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco ou agravos à saúde. Pacientes classificados como vermelho e amarelo receberão atendimento prioritário, enquanto os classificados como verde e azul devem procurar as Unidades de Saúde e Pronto Atendimentos em seus municípios.

O HRSP agradece a compreensão da comunidade e garante que está empenhado em adotar as medidas necessárias para superar esse desafio, garantindo o melhor atendimento possível para todos os pacientes.

 

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Ao chegar na Emergência, todos os pacientes são classificados conforme a gravidade clínica, para acesso à avaliação médica, exames e internação sempre que necessário. O objetivo principal do Acolhimento com Classificação de Risco, é realizar a identificação dos pacientes que precisam ser tratados com prioridade e aqueles que têm condições de aguardar por atendimento com segurança.

A Classificação de Risco é recomendada pelo Ministério da Saúde e aplicada nos serviços de Urgência em todo o Brasil.

 

A classificação é baseada por cores:

– vermelho (emergência – paciente precisa de atendimento imediato, não pode esperar);

– amarelo (urgência – paciente precisa de atendimento rápido, podendo aguardar até que pacientes graves sejam atendidos);

– verde (pouco urgente – paciente que pode aguardar);

–  e azul (não urgente – paciente pode aguardar ou pode ser encaminhado para outras unidades de atendimento).

 

IMPORTANTE:

O Serviço de Emergência do Hospital Regional São Paulo realiza atendimentos para adultos e crianças, 24 horas por dia, sete dias por semana, dando prioridade para casos de alto risco, como por exemplo, emergenciais cardiológicas – especialidade a qual o hospital é referência para todo o grande Oeste Catarinense. Isso significa que pacientes cardiológicos de quase 100 municípios – do meio Oeste e grande Oeste, chegam com frequência à Emergência do nosso hospital, transportados por serviços como Saer e Samu e são atendidos com prioridade, pois precisam dessa agilidade. Além disso, o atendimento da urgência e emergência concentra-se para os habitantes da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).

Deixe seu comentário