Moradores da Rua Coronel Passos Maia, em Xanxerê, estão enfrentando problemas relacionados à coleta de lixo em suas proximidades. Uma moradora, expressou sua indignação nas redes sociais, descrevendo a situação como “insuportável”. Ela relatou a presença de larvas, moscas, baratas e um odor desagradável nos contentores de lixo da região.
Diante das reclamações dos moradores, o Grupo do Lance Notícias procurou a empresa responsável pela coleta de lixo em Xanxerê para obter esclarecimentos sobre o assunto.
A empresa responsável pela coleta do lixo, expressa um posicionamento destacando a dificuldade enfrentada pela equipe em manter a eficiência na coleta do lixo, devido a erros da população, como o descarte inadequado de lixo orgânico nos containers destinados à recicláveis. Além disso, há o problema do excesso de resíduos e interferências externas, como descartes de outras regiões e ações de catadores que acabam desorganizando o sistema.
Ademais, é importante ressaltar que o contrato com a empresa estipula que a coleta do lixo orgânico seja realizada diariamente, mas a coleta do lixo reciclável está designada apenas para segundas-feiras. A população acaba depositando o lixo orgânico no espaço reciclável que acaba gerando mal cheiro. No entanto, a empresa realiza esforços extras ao passar pelo centro na quarta-feira e aos sábados, apesar de não estarem incluídos no contrato. A empresa ressaltou a importância da colaboração da comunidade no descarte adequado de resíduos e pediu que os moradores evitem depositar lixo fora dos contentores
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.
Os moradores de Xanxerê esperam que as medidas adotadas pela empresa tragam melhorias significativas na coleta de lixo e garantam um ambiente limpo e saudável para todos.