Xanxerê declara emergência devido a surto de dengue, com 112 casos confirmados e medidas urgentes em saúde pública sendo implementadas para combate e atendimento prioritário de pacientes com a doença. Autoridades locais pedem a colaboração da população no manejo de urgências e na eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti.
O município de Xanxerê publicou nesta quinta-feira (04) decreto que declara situação de emergência em razão da dengue. O decreto 143/2024 leva em consideração o aumento da proliferação e infestação do mosquito Aedes Aegypti, bem como, a necessidade de implantação de medidas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya.
Em razão do elevado número de casos de dengue nos últimos dias, o que acarreta a fragilidade e a vulnerabilidade do estado de saúde da população, a Secretaria de Saúde precisará intensificar ações emergenciais no mês de abril em todas as unidades de saúde.
A secretária Francis Mara Zago Pegoraro pede a compreensão da população neste momento. “Precisamos que a população nos ajude a priorizar os atendimentos de urgência para que possamos atender os pacientes com sintomas de dengue, que necessitam de avaliação diária e reidratação. Pedimos que só procure a Unidade Básica de Saúde neste momento em caso de necessidade”.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.
O município de Xanxerê contabiliza 112 casos de dengue, dos quais 102 são autóctones e 10 importados. De acordo com a Vigilância em Saúde, 144 pessoas aguardam resultado do teste e o município contabiliza 558 focos do mosquito da dengue, sendo que nos locais desses focos foram coletadas mais de 13 mil larvas de mosquitos. Duas pessoas com suspeita de dengue estão hospitalizadas no Hospital Regional São Paulo.
Segundo dados da Vigilância em Saúde, os bairros com mais focos são Tonial, Vista Alegre, Vila Sésamo, Dos Esportes, Colatto e Centro.