O projeto, conta com um investimento de R$ 6,4 milhões e abrange diversas melhorias na infraestrutura de saneamento da cidade
O projeto, conta com um investimento de R$ 6,4 milhões e abrange diversas melhorias na infraestrutura de saneamento da cidade. As intervenções incluem a ampliação da rede coletora em 22.480 metros, a construção de uma nova estação elevatória de esgoto, a instalação de 1.425 metros de emissário de recalque e a modernização tecnológica da Estação de Tratamento de Esgoto.
A principal meta das obras é proporcionar melhores condições de saúde pública e qualidade de vida aos residentes, além de preparar a infraestrutura para atender um número maior de moradores. Cerca de cinco mil moradores serão beneficiados diretamente, com a instalação de ligações domiciliares que garantirão o correto tratamento do esgoto gerado nos imóveis.
Os bairros beneficiados nesta etapa do projeto incluem Centro, Castelo Branco, La Salle e partes do Primo Tacca, Bortolon e dos Esportes. O sistema original foi implantado pela Prefeitura de Xanxerê com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e atualmente a CASAN está realizando as adequações e modernizações necessárias para ampliar os benefícios à população.
Como forma de orientar os moradores a CASAN trabalhará com a distribuição de materiais informativos além de ações junto à comunidade e visitas tanto residenciais quanto comerciais. As visitas já se iniciaram e devem seguir pelos próximos meses.
O objetivo é informar os moradores sobre a implantação do sistema e seu funcionamento além de orientar sobre a ligação do esgoto domiciliar à rede de coleta da CASAN.