Eleições

Maicon Fiuza | 11/06/2024 17:13

11/06/2024 17:13

47240 visualizações

Eleições 2024: É Possível Votar sem o Título de Eleitor?

Eleitoras e eleitores podem votar sem o título de eleitor nas Eleições Municipais 2024, desde que apresentem um documento oficial com foto ou o e-Título com fotografia. Saiba como se identificar no dia da votação.

No dia 6 de outubro de 2024, acontece o primeiro turno das Eleições Municipais no Brasil. Os eleitores irão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios. Para votar, são aceitos diversos documentos na seção eleitoral.

Eleitores podem usar o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral, como forma de identificação. O app serve como versão digital do título de eleitor, mas a identificação só é válida se o e-Título possuir foto. A fotografia só aparece para quem fez o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. Caso a foto não esteja disponível no aplicativo, é necessário apresentar também um documento oficial com foto.

Embora não seja obrigatório, o título de eleitor contém informações úteis para localizar a zona e a seção eleitoral. Eleitores podem consultar o local de votação pelo número do título no Portal do TSE ou pelo próprio e-Título.

Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

Quem não possui cadastro biométrico pode votar, desde que apresente um documento oficial com foto. No entanto, se o eleitor foi convocado para revisão de eleitorado para coletar biometria e não compareceu, pode ter o título cancelado e não poderá votar. Para verificar a situação do título de eleitor e se há biometria cadastrada, é possível acessar a página do TSE e consultar a “Situação Eleitoral” ou usar o e-Título.

O primeiro turno das eleições será em 6 de outubro, e o segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores para eleições de prefeito, está marcado para 27 de outubro. A votação ocorre das 8h às 17h, horário de Brasília.

Este ano, serão realizadas eleições em 5.569 cidades, com mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar. O cadastro eleitoral foi fechado em 9 de maio. Para regularizar pendências eleitorais, o prazo foi até essa data. Após as eleições, a partir de 5 de novembro, será possível requerer o alistamento eleitoral e regularizar pendências.

Deixe seu comentário