Bombeiros

Bianca Lopes | 14/06/2024 16:13

14/06/2024 16:13

45106 visualizações

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina celebra 21 anos de emancipação

O Corpo de Bombeiros Militar foi criado para atender as necessidades dos grandes incêndios que ocorriam em algumas aglomerações urbanas, no entanto além do combate a incêndios, hoje o Corpo de Bombeiros Militar realiza serviços de prevenção e proteção de incêndios, busca e salvamentos, atendimento pré-hospitalar, atividades de defesa civil e projetos sociais

O Corpo de Bombeiros Militar foi criado para atender as necessidades dos grandes incêndios que ocorriam em algumas aglomerações urbanas, no entanto além do combate a incêndios, hoje o Corpo de Bombeiros Militar realiza serviços de prevenção e proteção de incêndios, busca e salvamentos, atendimento pré-hospitalar, atividades de defesa civil e projetos sociais.

Nesta quinta-feira, 13 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) comemora um marco significativo em sua história: 21 anos de emancipação, proporcionada pela Emenda Constitucional nº 33, datada de 13 de junho de 2003. Este evento foi especial pois marcou o momento em que o CBMSC deixou de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina.

Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

A história da corporação remonta à sua criação pela então Força Pública, hoje conhecida como Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919. Sua instalação oficial ocorreu em 26 de setembro de 1926, sob o comando do coronel PM Pedro Lopes Vieira, com o apoio do governador Adolfo Konder.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina desempenha um papel vital em mais de 140 municípios catarinenses. Sua presença estratégica em todo o estado garante serviços ágeis e de qualidade, o que contribui significativamente para que Santa Catarina seja reconhecida como um dos estados com melhor abrangência de serviços de bombeiros em todo o país.

Esta data comemorativa não apenas marca uma jornada de 21 anos de dedicação e serviço à comunidade, mas também destaca a importância contínua do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina na proteção e segurança dos cidadãos e do patrimônio do estado.

Deixe seu comentário