Xanxerê

Bianca Lopes | 26/06/2024 13:27

26/06/2024 13:27

46076 visualizações

Fim da greve: servidores Federais aceitam propostas e retomam atividades

Após quase dois meses de paralisação, os professores das universidades federais, da rede federal de educação básica e os técnicos-administrativos dos Institutos Federais anunciaram o fim da greve no últio domingo (23), a decisão foi tomada após aprovação das propostas apresentadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

Após quase dois meses de paralisação, os professores das universidades federais, da rede federal de educação básica e os técnicos-administrativos dos Institutos Federais anunciaram o fim da greve no últio domingo (23), a decisão foi tomada após aprovação das propostas apresentadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Entre os pontos acordados, destaca-se o reajuste na remuneração para técnicos-administrativos e docentes das carreiras do magistério. Para os professores, tanto do ensino superior quanto técnico e tecnológico, a reestruturação remuneratória será feita em duas etapas, previstas para janeiro de 2025 e abril de 2026, com percentuais variados por classe. Já para os técnicos-administrativos, o reajuste será de 9% em janeiro de 2025 e 5% em abril do ano seguinte.

Além disso, o acordo inclui a promessa de revogação da portaria MEC nº983, de novembro de 2020, que define a carga horária e a marcação do ponto eletrônico para os professores, flexibilizando as exigências atuais.

De acordo com o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), a votação durante a 193ª Plenária Nacional, realizada no sábado (22), resultou em 89 votos a favor das propostas, contra 15, com seis abstenções. A decisão de suspender a greve obteve 98 votos favoráveis, seis contrários e nove abstenções, marcando um dos momentos mais participativos na história do sindicato, com a presença de 402 sindicalizados de 70 seções sindicais.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) também aceitou as propostas do governo federal após deliberação em assembleias realizadas entre os dias 17 e 21 de junho. A formalização do acordo está prevista para ocorrer na quarta-feira (26), condicionando o fim unificado da greve até 3 de julho.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Xanxerê, confirmou a retomada das atividades acadêmicas e administrativas a partir da quinta-feira (27), conforme decisão do Conselho Superior (Consup) em reunião realizada na segunda-feira (24). O Calendário Acadêmico Unificado (CAU), suspenso durante a greve dos servidores, será restabelecido seguindo o horário e o quadro de aulas anterior à interrupção.

 

Comunicado emitido pelo IFSC Xanxerê:

O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na reunião desta segunda-feira (24 de junho), a retomada do Calendário Acadêmico Unificado (CAU), suspenso pela Resolução 90/2024 em função da greve dos servidores.

Nesse sentido, o IFSC Xanxerê, comunica a retomada de todas as atividades acadêmicas e administrativas do câmpus, no dia 27/06/2024 (quinta-feira), seguindo o horário de funcionamento do câmpus, bem como, o quadro de horários das aulas vigente anterior à suspensão. O Consup irá realizar reunião extraordinária em 08 de julho para discutir ajustes no CAU em função do período de suspensão.

Deixe seu comentário