Na tarde desta terça-feira (13), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Abelardo Luz, cumpriu dois mandados de busca e apreensão domiciliar em um inquérito que investiga crimes de ameaça e disparo de arma de fogo em Abelardo Luz. A ação contou com o apoio de policiais da Operação Protetor e do NOC de Chapecó.
As ordens judiciais foram executadas em endereços localizados em Abelardo Luz e Chapecó, tendo como alvo um empresário local. As investigações iniciaram após uma denúncia recebida em 11 de julho de 2024, que relatava um possível disparo de arma de fogo em via pública, em frente à residência da vítima. A vítima também está sendo investigada pela utilização de perfis anônimos no Instagram para a prática de crimes contra a honra e a liberdade individual, e foi alvo de busca e apreensão no dia anterior (12).
Durante as diligências, foram coletadas imagens que levaram à identificação de um homem de 42 anos, que, na madrugada do dia 11 de julho, teria chegado ao local em uma caminhonete, filmado a casa da vítima e, ao deixar o local, efetuado um disparo.
Na residência do suspeito em Abelardo Luz, foram encontradas três armas de fogo, sendo um revólver Taurus calibre .357, e duas pistolas Glock, modelos G25 e G42, ambas calibre .380, além de munições. No segundo endereço, em Chapecó, foram localizadas 50 munições calibre .380. O suspeito acompanhou as diligências e apresentou registros válidos das armas.
O aparelho celular do investigado foi apreendido, e ele negou os fatos durante entrevista. Todo o material encontrado foi recolhido e será encaminhado à Polícia Científica para perícia. As investigações apontam que uma das armas pode ter sido utilizada no disparo, embora o suspeito não tenha confirmado.
O investigado responderá ao inquérito em liberdade.