O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) lançou o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2024 na quarta-feira (21) durante o Sepei, evento realizado em São Miguel do Oeste. A edição deste ano conta com a nova parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, articulada pelo reitor Maurício Gariba Júnior em 2023, após uma reunião com o presidente do Sebrae, Décio Lima, em Brasília. O coordenador de startups do Sebrae Nacional, Paulo Puppin Zandonadi, esteve presente no lançamento do desafio no Câmpus São Miguel do Oeste.
O Desafio IFSC é destinado exclusivamente a alunos do IFSC e tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica. As equipes, compostas por até quatro estudantes e um mentor, podem inscrever seus projetos até 20 de setembro através do site www.ifsc.edu.br/desafio.
Durante o lançamento, Zandonadi esclareceu dúvidas sobre o conceito de “empreender com inovação” e explicou que os projetos selecionados contarão com capacitação, mentorias personalizadas e oficinas de pitch oferecidas pelo Sebrae. A premiação, de até R$ 20 mil, será patrocinada pelo Sebrae, enquanto o IFSC financiará visitas técnicas a ecossistemas inovadores para as equipes vencedoras.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Flávia Maia Moreira, destacou que o Sebrae Nacional planeja transformar o desafio do IFSC em um projeto nacional, envolvendo toda a rede federal de educação.
Podem participar do desafio estudantes matriculados em cursos técnicos, graduação e pós-graduação do IFSC. As propostas devem apresentar ideias inovadoras em produtos ou processos, visando melhorias tecnológicas, inclusão social, geração de trabalho e renda, e promoção da qualidade de vida.
Mais informações, como o cronograma, regulamento completo e o link de inscrição, estão disponíveis no site do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras: www.ifsc.edu.br/desafio. Em setembro, será realizada uma reunião on-line para esclarecimento de dúvidas dos interessados.