O inverno de 2024 no Hemisfério Sul começará no dia 20 de junho, às 17h51, e terminará no dia 22 de setembro, às 9h44, horário de Brasília. Neste período, a estação será marcada por diferentes padrões climáticos em diversas regiões do Brasil.
Durante o inverno, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil experienciam uma diminuição das chuvas. A redução da precipitação é resultado da presença de massas de ar seco, o que leva a uma menor umidade relativa do ar. Esta condição contribui para o aumento de queimadas e incêndios florestais, além de intensificar problemas respiratórios.
Por outro lado, o noroeste da Região Norte, o leste da Região Nordeste e parte da Região Sul do Brasil terão volumes de precipitação mais elevados. A estação também será caracterizada por uma menor incidência de radiação solar e pela presença de massas de ar frio provenientes do sul do continente, que causarão uma queda na temperatura. As temperaturas médias na parte leste das regiões Sul e Sudeste ficarão abaixo de 22ºC. Esta redução térmica pode resultar em geadas nas regiões Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul, e em episódios de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul. Além disso, podem ocorrer episódios de friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
A estação será também marcada por inversões térmicas no período da manhã, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Isso pode provocar a formação de nevoeiros e névoa úmida, reduzindo a visibilidade em estradas e aeroportos.
Previsão do Tempo para Xanxerê
Na quarta-feira, 18 de setembro de 2024, Xanxerê terá sol com algumas nuvens. No dia 19, o céu estará nublado pela manhã, com possibilidade de garoa, e à tarde o tempo deve melhorar, com a diminuição das nuvens e, à noite, o céu ficará mais nublado. Em 20 de setembro, a previsão é de céu nublado com chuvas pela manhã e possibilidade de garoa à tarde, com o tempo abrindo lentamente à noite. No dia 21, haverá sol com algumas nuvens e não se espera chuva. Último dia de inverno (22), Sol com muitas nuvens de manhã passando a nublado, com possibilidade de garoa, à noite. À noite o tempo ainda não abre.