Atualidades

Alvaro Luiz Berté | 18/09/2024 17:08

18/09/2024 17:08

6888 visualizações

Estudante de veterinária se destaca com pôster premiado no 6º Congresso Regional de Medicina Veterinária e 5ª Mostra Científica

Recentemente, ela foi premiada com o certificado de melhor pôster no 6º Congresso Regional de Medicina Veterinária e na 5ª Mostra Científica, realizados entre 10 e 12 de setembro de 2024 no campus 2 da Unoesc, em Xanxerê.

Camilly Padilha, estudante do 5º período de Medicina Veterinária, vem se destacando por seu trabalho no Núcleo de Pesquisa, Estudo e Atendimento de Animais Silvestres (NUPEAAS). Recentemente, ela foi premiada com o certificado de melhor pôster no 6º Congresso Regional de Medicina Veterinária e na 5ª Mostra Científica, realizados entre 10 e 12 de setembro de 2024 no campus 2 da Unoesc, em Xanxerê.

O trabalho de Camilly, supervisionado pela professora Mayana, responsável pelo setor de silvestres, relatou o caso de um falcão-de-coleira que passou por tratamento no hospital veterinário da instituição. A estudante acompanhou todo o processo, desde a chegada do animal até sua soltura, e apresentou o pôster durante o evento.

— Gostei muito de participar do congresso, vieram ótimos profissionais, foram palestras muito importantes e ricas de conhecimento. Eu acompanhei todo o caso do falcão de coleira, desde que ele chegou no hospital, tratamento, até a soltura. A professora e responsável pelo setor de silvestres, Mayana, me orientou durante a escrita do relato. Fizemos o pôster e eu apresentei. Foi muito gratificante para mim, eu não imaginava que fosse ganhar, fiquei realmente muito feliz. — destaca a estudante.

O NUPEAAS, onde o caso do falcão foi tratado, tem desempenhado um papel fundamental no atendimento de animais silvestres, um serviço que ainda é pouco conhecido pela comunidade. Camilly destacou a importância de divulgar esse trabalho, ressaltando que muitas pessoas desconhecem que o hospital veterinário também atende animais dessa categoria.

O evento teve uma programação diversificada. A abertura oficial ocorreu no dia 10 de setembro, às 13h30, com um painel sobre suinocultura. Profissionais renomados, como José Antônio Ribas Junior, da Seara, e Dalvan Carlo Veit, da Zoetis, compartilharam suas experiências em temas como mercado de suínos e sanidade de precisão no controle de doenças. A tarde foi marcada por palestras e apresentações de patrocinadores como Formabase e Zoetis.

No segundo dia, o foco foi na bovinocultura, com Alessandra Bridi, da Unoesc Xanxerê, apresentando os desafios e potenciais da transferência de embriões. À tarde, o painel sobre equinocultura trouxe Tiago Zart de Arruda, que abordou o tratamento de cólica equina.

Além das palestras e debates, o evento também foi uma oportunidade para estudantes como Camilly Padilha mostrarem seus trabalhos científicos, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de novos profissionais na área de Medicina Veterinária.

Deixe seu comentário