A Justiça Eleitoral realiza auditorias nas urnas eletrônicas e nos sistemas utilizados durante as eleições em diversos momentos, incluindo o dia da votação. Entre os procedimentos auditórios realizados nesse dia, destacam-se o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade.
O sorteio das urnas auditadas ocorre em uma cerimônia pública no sábado que antecede o pleito. Para as Eleições Municipais de 2024, o sorteio acontecerá no dia 5 de outubro, a partir das 8h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Neste pleito, das 16.639 urnas disponíveis, 27 serão selecionadas para o Teste de Integridade e 8 para o Teste de Autenticidade.
O Teste de Integridade, anteriormente denominado “Votação Paralela”, simula uma votação em um ambiente monitorado. Seguindo todos os procedimentos de uma seção eleitoral comum, como a emissão da zerésima, os votos são registrados em urnas eletrônicas e também em cédulas de papel, que são depositadas em urnas de lona. Após a votação simulada, os resultados das cédulas são comparados com a apuração da urna eletrônica. No dia 6 de outubro, 25 urnas auditadas serão testadas na Alesc, enquanto duas serão avaliadas na Escola de Educação Básica Prof. Henrique Stodieck, com a adição da identificação biométrica para os eleitores que participarem.
O Teste de Autenticidade envolve a verificação das assinaturas digitais dos programas instalados nas urnas, coordenado pelo juiz responsável pela zona eleitoral. Esse procedimento é realizado nas seções eleitorais antes do início da votação.
Ambos os testes são acompanhados por representantes de partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de estarem abertos à fiscalização de eleitores. As auditorias serão transmitidas ao vivo pelo YouTube, garantindo transparência ao processo.