Durante este fenômeno, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando o efeito visual conhecido como “anel de fogo
No dia 2 de outubro, um eclipse solar anular será visível em diversas regiões do Brasil, incluindo sul, sudeste e centro-oeste. Durante este fenômeno, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando o efeito visual conhecido como “anel de fogo”. As melhores condições de visibilidade serão nas cidades do sul do país, embora moradores de outras regiões também possam observar o evento de forma parcial.
O eclipse anular ocorre quando a Lua está no ponto mais distante da sua órbita, chamado apogeu. Neste alinhamento, a Lua parece menor que o Sol, resultando em um anel brilhante ao redor de sua borda. Eclipses solares ocorrem em média duas vezes por ano, mas a visibilidade de um eclipse anular em uma região específica é menos comum. O último eclipse desse tipo visível no Brasil aconteceu em outubro de 2023.
Dicas para Observação Segura do Eclipse
Para observar o eclipse com segurança, é essencial proteger os olhos. A observação direta do Sol sem a devida proteção pode causar danos à visão. As recomendações incluem:
- Uso de óculos especiais de observação solar, que possuem certificação adequada.
- Utilização de filtros de soldador com numeração 14.
- Evitar óculos escuros, chapas de raio-X e outros filtros improvisados, pois não oferecem a proteção necessária.
Transmissão ao Vivo do Eclipse
Para aqueles que não puderem observar o fenômeno diretamente, o Observatório Nacional, em parceria com o projeto Céu em Sua Casa e o Time and Date, realizará uma transmissão ao vivo do eclipse no YouTube. Essa opção permitirá que o público acompanhe o evento com a orientação de especialistas em astronomia.