A pauta da reunião abordou a garantia de um atendimento de saúde humanizado e adaptado às especificidades culturais da população indígena.
Nesta semana o Hospital Regional São Paulo (HRSP) sediou uma reunião para discutir o aprimoramento do atendimento à população da Terra Indígena Xapecó. O encontro reuniu a direção do hospital; representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena – Interior Sul; membros do Conselho de Saúde Indígena do DSEI Interior Sul; representantes do Conselho de Saúde da Comunidade Indígena Xapecó; e do Polo Base de Saúde Indígena de Ipuaçu. No encontro foi discutido a elaaboração de plano de ações específicas, incluindo um calendário de reuniões futuras.
A pauta da reunião abordou a garantia de um atendimento de saúde humanizado e adaptado às especificidades culturais da população indígena. Com base na Portaria GM nº 2.663, de 11 de outubro de 2017, foram discutidos desafios e propostas de ações que ofereçam um atendimento eficiente e sensível às necessidades da comunidade. O médico coordenador da Emergência, Vinícius de Moraes, contribuiu com o esclarecimento de protocolos de atendimento.
Atualmente o HRSP atende a maior a Terra Indígena do Estado de Santa Catarina, com seis mil pessoas. Há poucas semanas, a Gerente de Atendimento do hospital, Fabíula Cichelero, assumiu uma cadeira no Conselho de Saúde Indígena do DSEI Interior Sul. “O Hospital Regional São Paulo tem intensificado o compromisso em atuar ativamente nas decisões que impactam a saúde pública regional e o atendimento aos povos indígenas. Com nossa participação no Conselho, buscamos ampliar a contribuição para a construção de políticas de saúde mais inclusivas, fortalecendo o diálogo e a cooperação entre diferentes a instituição e a comunidade,” afirma Fabíula Cichelero.