O Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizou uma reunião para discutir melhorias no atendimento à população da Terra Indígena Xapecó
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizou uma reunião para discutir melhorias no atendimento à população da Terra Indígena Xapecó. O encontro ocorreu na semana passada e contou com a participação da direção do hospital, representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena – Interior Sul, do Conselho de Saúde Indígena e do Polo Base de Saúde Indígena de Ipuaçu.
Durante a reunião, foi elaborado um plano de ações específicas, que inclui um calendário para reuniões futuras. O foco das discussões foi garantir um atendimento de saúde que respeite e atenda às especificidades culturais da população indígena. Os participantes se basearam na Portaria GM nº 2.663, de 11 de outubro de 2017, para abordar desafios e propor soluções que melhorem a eficiência e a sensibilidade no atendimento.
Atualmente, o HRSP atende cerca de seis mil pessoas da Terra Indígena Xapecó, 0a maior do Estado de Santa Catarina. A Gerente de Atendimento do hospital, Fabíula Cichelero, recentemente ingressou no Conselho de Saúde Indígena do DSEI Interior Sul. Ela destacou que o hospital busca intensificar seu compromisso em participar das decisões relacionadas à saúde pública regional e ao atendimento aos povos indígenas. A participação no Conselho visa fortalecer o diálogo e a cooperação entre a instituição e a comunidade.
O HRSP continua a desenvolver ações que promovam um atendimento mais inclusivo e eficaz para a população indígena, com o objetivo de atender suas necessidades de saúde de maneira adequada e respeitosa.