Comunidade

Bianca Lopes | 11/11/2024 15:12

11/11/2024 15:12

27743 visualizações

Estudantes de Xanxerê conquistam 2º lugar na Fecitec com produto à base de erva-mate

A XVI Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecitec) foi encerrada na última quinta-feira (7) em Criciúma

A XVI Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecitec) foi encerrada na última quinta-feira (7) em Criciúma, com a premiação das equipes vencedoras nas categorias Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Mais de 2,5 mil estudantes participaram do evento, que ocorreu no Centro de Eventos AM Master Hall, onde foram apresentados 113 projetos de alunos da rede estadual.

O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, ressaltou a importância do evento para a troca de experiências entre os estudantes e a sociedade. “A Fecitec é um momento importante para expor os trabalhos que os alunos desenvolveram ao longo do ano, destacando a criatividade, a dedicação e o empreendedorismo de cada um”, afirmou o secretário.

Entre os destaques da edição deste ano, o projeto “Desenvolvendo um Produto com Ilex Paraguariensis como Alternativa aos Refrigerantes Comerciais com Altas Concentrações de Açúcar de Cana”, que conquistou o 2º lugar, chamou atenção pela proposta inovadora e voltada para a saúde pública. O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Ana Alesandra Miglioranza e Melissa Friedrich, da EEB Presidente Artur da Costa e Silva, localizada em Xanxerê. Sob a orientação do professor Silvio Fiorentin Neto, as estudantes apresentaram uma alternativa saudável aos refrigerantes tradicionais, substituindo o açúcar de cana por compostos derivados do Ilex Paraguariensis, planta conhecida como erva-mate.

A secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destacou a importância de iniciativas como essa para aproximar a ciência das escolas e incentivar o desenvolvimento de projetos que tenham impacto positivo na sociedade. “É fundamental que a escola seja um ambiente de estímulo à inovação, e o trabalho apresentado pelas estudantes de Xanxerê é um exemplo disso”, afirmou Lueders.

Deixe seu comentário