Lance Notícias | 02/08/2021 10:58

02/08/2021 10:58

168878 visualizações

7 dicas práticas para não adoecer

Na semana passada falamos sobre as doenças psicossomáticas. Se você não viu, pode rever clicando AQUI.

Hoje, quero apresentar 7 dicas práticas de como você pode evitar as terríveis doenças psicossomáticas e tantas outras doenças.

Confira abaixo:

  1. Fale de seus sentimentos: guardar tudo o que sentimos pode gerar uma série de complicações de saúde mental e física. Falar sobre o que nos incomoda e falar sobre os nossos sentimentos e emoções nos permite compreendê-los e permite que o outro possa compreender o que sentimos e como sentimos. Fale, mas fale com as pessoas certas que poderão te ajudar de alguma forma.
  2. Tome decisões: tomar decisões nos coloca em movimento. Da mesma forma, decidir é um processo que nos torna responsáveis por tudo o que nos acontece. Se uma situação está ruim, o que fazemos para mudá-la? Qual é a nossa responsabilidade na desordem da nossa vida? O que temos feito para mudar e viver de forma mais prazerosa? Decida, escolha e busque.
  3. Busque soluções: todo problema tem uma solução; toda adversidade tem uma solução; toda situação ruim tem uma solução. Devemos buscá-la. Escolher permanecer em algo que nos causa sofrimento é uma escolha, e não é a mais saudável, nem a mais inteligente, heim.
  4. Respeite seus limites: todos temos limites e devemos respeitá-los. É notável que muitas pessoas se comparem com as demais e exijam de si a mesma performance do vizinho, do amigo ou do colega. Cada um tem uma história e cada um tem seus sonhos, é algo singular. Portanto, na vida só vale olhar para quem somos e para os nossos próprios desafios e limites. Vale quebrar limites? Desde que sejam os nossos e dentro de condições saudáveis.
  5. Confie: confiar é acreditar mesmo sem ter total certeza. Confie em você, nos seus sonhos, na sua capacidade mesmo que pareça difícil ou impossível. Toda grande conquista começa com o passo de acreditar.
  6. Não viva sempre triste: a tristeza faz parte da vida, fato. Porém, viver sempre triste é sinal de que algo está errado e precisa ser mudado. Preste atenção e saiba quando é hora de buscar ajuda ou de mudar.
  7. Aceite-se: aceitar é um verbo incrível e que traz grandes benefícios a saúde. Aceite sua história, suas emoções. Aceite ser quem você é e, da forma como é. Aceite primeiro e, se não gostar, mude. Podemos mudar o tempo todo, quantas vezes quisermos.

Lembre-se: a nossa saúde física depende das nossas emoções e o seu corpo vai te mostrar quando algo estiver errado, pode ter certeza. Esteja atento para identificar os sinais.

E se precisar, conte com a ajuda de um profissional. Afinal, você não precisa resolver tudo sozinho.

Fabiane Padova
Psicóloga Clínica CRP 12/16382
(49)9 9999-9339
Para saber mais, acesse o perfil no instagram: @psic.fabianepadova

Deixe seu comentário