Lance Notícias | 26/08/2020 13:17

26/08/2020 13:17

96807 visualizações

Como ajudar alguém que se encontra no quadro depressivo?

Como abordamos no texto anterior, a depressão é uma doença grave, séria, silenciosa e incapacitante que tira aos poucos a vida e o gosto por viver das pessoas.

Geralmente, é fácil identificar os primeiros sinais que indicam que algo está errado. A pessoa, inicialmente, deixa de realizar tarefas que antes eram prazerosas, adquire um discurso pessimista e inicia um processo de isolamento.

Assim instala-se o quadro depressivo. Sem o tratamento correto ele tende a agravar-se.

Identificar é fácil, porém fornecer ajuda de forma segura e correta é muito difícil.

Saber como ajudar de forma eficaz quando percebemos sinais de depressão em algum familiar, amigo, colega de trabalho ou alguém próximo a nós é um grande desafio, não é mesmo?

Pensando nisso, segue algumas dicas do que fazer e de como fazer quando houver a necessidade de ajudar alguma pessoa que se encontra em um quadro depressivo.

Primeiramente, devemos entender que a depressão leva ao isolamento. Compreenda e seja assertivo. Não se afaste da pessoa. Busque questionar sobre o que está acontecendo e se coloque a disposição.

Evite comentários carregados de preconceito, como por exemplo “é falta de Deus”; “você tem tudo, não tem motivos para estar assim”.

Posteriormente, sugira a ajuda especializada. Os sintomas têm tratamento e o quadro depressivo tem cura.

Se possível, passe o contato de algum profissional ou até mesmo marque a consulta e acompanhe seu amigo, pois a pessoa que está nessa situação não consegue perceber que precisa de ajuda, se isola e acha que consegue “dar conta” sozinha.

É comum, também, nos iludirmos com a falsa ideia de que depressão é “frescura” e não percebermos a gravidade da doença.

Depressão é doença e precisa ser tratada como doença.

Não dá para ficar sofrendo calado, vendo a vida passar diante dos olhos sem fazer nada. Devemos buscar o tratamento correto, melhorar, retomar a qualidade de vida e voltar a viver momentos bons e prazerosos. E acredite, isso é POSSÍVEL.

Se você conhece alguém que está nessa situação, ajude. A pessoa depressiva precisa (e muito) de motivação, ajuda e incentivo.

 

Fabiane Padova

Psicóloga Clínica – CRP 12/16382

(49)9 9999-9339

Deixe seu comentário