Lance Notícias | 18/12/2021 22:31

18/12/2021 22:31

72166 visualizações

Diário da Pandemia – 639º dia:

Acredito que a semana que ora finda foi a mais calorosa de 2021. Todos os dias foram absurdamente quentes, mesmo ainda não sendo Verão. E estamos quase no Natal, tempo de comemorar pelas benesses do ano. Já em relação à semana, tudo transcorreu na mais absoluta tranquilidade, como bem convém ao momento. Agora, vamos iniciando uma boa ansiedade com vistas ao final do ano, cada dia mais próximo!

O Diário de hoje propõe um debate sobre uma questão que muito tem me afligido nos últimos tempos. Não sei vocês, mas eu tenho algumas dúvidas sobre os tempos atuais – entre elas, uma extremamente crucial: “devemos aderir à modernidade?”.

Não há dúvidas de que a modernidade proporcionou muitos benefícios à espécie humana. Os grandes inventos modernos, por exemplo, possibilitaram que avançássemos bastante, principalmente em termos do combate a doenças. Além disso, houve diversos outros grandes avanços em praticamente todas as áreas.

Assim, atualmente, vivemos uma era muito tecnológica, cercados de múltiplos aparelhos que garantem produtividade e comodidade. Num passado bem recente, quantas pessoas possuíam telefone, automóvel, televisão? Poucas, bem poucas.

O lado inverso da moeda parece ser o comodismo. Sim, os artefatos tecnológicos da modernidade tornaram o homem mais acomodado, sedentário e, por que não dizer, adoentado. Parece que a tecnologia, ao mesmo tempo em que nos traz benefícios, nos cobra um alto preço por isso…

Não é raro, então, encontrar um jovem que, ao invés de aproveitar a natureza, prefere ficar “trancafiado” em um quarto, ao celular, alheio ao bem-estar do ar puro. Ainda, temos um número extremamente alto de pessoas que não praticam atividades físicas, preferindo o comodismo da tranquila inércia.

Diante disso, você considera que a modernidade é positiva ou negativa?

Persigamos a leitura, com mais uma boa indicação: “A gratidão transforma os seus pensamentos” (Marcia Luz). Nessa obra, a autora defende o reestabelecimento da saúde física e emocional. Propõe, ainda, viver relacionamentos duradouros e equilibrados, repletos da prosperidade financeira almejada.

Bom final de semana!

 

Deixe seu comentário