A comunicação é a base essencial da interação social, profissional, familiar e afetiva. É por meio dela que comunicamos sentimentos e desejos, fazemos pedidos, emitimos ordens e solicitações.
Segundo o dicionário Aurélio, a comunicação é “1. Ato ou efeito de comunicar (se). 2. Processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por métodos e/ou sistemas convencionados. 3. A mensagem recebida por esses meios. 4. A capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas.”
A comunicação não ocorre somente pela fala (linguagem falada). Nos comunicamos por meio da postura corporal, gestos, símbolos, desenhos, contato visual, emojis, fotos e diversas outras formas não verbais que podem emitir uma mensagem.
A chave para uma boa comunicação está na efetividade da mensagem emitida.
Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette são cientistas brasileiros e realizam pesquisas sobre habilidades sociais há muito tempo, tendo diversos artigos e livros publicados. Segundo eles, a comunicação é uma habilidade social. Isso quer dizer que podemos devolvê-la se tivermos orientação de um profissional adequado e podemos desenvolver relacionamentos mais saudáveis se soubermos efetivamente comunicar a mensagem que desejamos.
Para eles, uma pessoa com habilidades de comunicação deve executar (muito bem) as seguintes tarefas:
- Iniciar e manter conversação;
- Fazer e responder perguntas;
- Pedir e dar feedback;
- Elogiar e agradecer elogio;
- Dar opinião;
Devemos ter atenção não somente ao que falamos, mas como falamos.
Desenvolver uma boa comunicação pode ser mais difícil do que parece, mas é uma das grandes chaves para o sucesso. Comunicar-se de forma efetiva pode trazer muitos benefícios, dentre eles: nos auxilia a fechar vendas; desenvolver um casamento mais saudável; evitar brigas e discussões desnecessárias; fortalecer e motivar uma equipe (trabalho ou esportiva).
Entendi o que é comunicação e já sei que ela pode me trazer muitos benefícios, mas como eu posso desenvolver essa habilidade?
Essa é uma das perguntas mais importantes. Não existe uma fórmula mágica para a boa comunicação. Desenvolver qualquer habilidade é um processo que exige atenção e autoanálise, ou seja, devemos olhar para o nosso dia a dia e perceber onde estamos errando no processo para então mudarmos.
Você pode começar avaliando os relacionamentos mais próximos, como família e trabalho. Crie parâmetros de boa comunicação, isto é, se você é líder de alguma equipe de trabalho, um parâmetro pode ser a boa execução das tarefas por parte de seus subordinados. Ou então, se você é pai ou mãe, a obediência de seu filho pode estar atrelada a uma forma efetiva de comunicar-se.
Lembre-se que a comunicação não é somente o que falamos, mas também a forma como nos comportamos.
Nos dois casos citados acima, a comunicação não verbal interfere diretamente na forma como os filhos e os subordinados irão responder.
Dicas simples e práticas que irão te auxiliar:
- Se for falar, olhe nos olhos;
- Seja objetivo;
- Pense na mensagem que quer enviar e escolha formas adequadas para fazê-lo;
- Evite palavras difíceis;
- Evite expressar não-verbalmente cansaço e falta de atenção;
- Seja exemplo;
- Mantenha respeito, mesmo que a opinião do outro seja contrária a sua;
- Aprenda a ouvir;
- Seja o mais sincero possível, nosso comportamento, semblante e gestos tendem a desmascarar mensagens falsas;
- Use tom de voz adequado;
Se quisermos obter sucesso nos relacionamentos interpessoais temos muito trabalho pela frente. Espero ter ajudado, contem comigo caso precisarem ou tiverem dúvidas 😉
Fabiane Padova -Psicóloga clínica, CRP12/16382
(49) 99924-7155