Natal é sinônimo de magia, de brilho, de encanto e de festa. Porém, eu sei que o Natal não foi de brilho e pisca-pisca para todos.
Se o seu Natal foi diferente, então, este texto é para você.
Para muitos, 2021 foi o primeiro Natal sem algum familiar querido, ou sem aquele parceiro que estava em todas. Para muitos, 2021 foi o primeiro Natal sem o pai ou sem a mãe; sem o marido ou sem a esposa. Talvez o primeiro sem o irmão, sem o avô ou sem a avó.
A pandemia trouxe marcas, é fato. São marcas que quem viveu de perto não vai esquecer jamais.
Além da pandemia, outros motivos fizeram que muitos Natais fossem diferentes e, que em muitos lares, a felicidade e o brilho fossem ofuscados pela saudade e pela tristeza.
Saudade e tristeza, dois sentimentos da vida de todo ser humano. Eles fazem parte e vamos senti-los durante toda nossa trajetória. É inútil pensar que em algum momento dessa vida vamos encontrar a felicidade e ser “felizes para sempre”.
Só sente saudade quem viveu momentos especiais com pessoas especiais.
A saudade não pode ser como uma ferida aberta que causa dor e tira o brilho de viver. Ela deve ser como uma cicatriz que um dia foi ferida aberta e causou muita dor, mas que agora está sarada. Porém, sua marca vai estar na pele para sempre.
Se a sua saudade ainda é uma ferida aberta, é hora de olhar para ela, limpar e cuidar para que ela possa cicatrizar. E sim, é possível e só você pode fazer isso.
Se precisar, procure ajuda e faça terapia. O brilho do seu próximo Natal depende do que você faz durante o ano. Então, aproveita que ainda estamos no início e faça a diferença POR VOCÊ.
Fabiane Padova
Psicóloga Clínica CRP 12/16382
Redes sociais: @psic.fabianepadova
Contato: (49) 99999-9339.