Comunidade

Lance Notícias | 01/12/2020 18:25

01/12/2020 18:25

63730 visualizações

01 de dezembro: Dia Mundial de Combate a Aids

Hoje o Lance Notícias vai contar a história de uma doméstica de Xanxerê que vive com HIV há mais de 20 anos. Como ela prefere não se identificar por causa do preconceito que ainda existe, vamos chamar de Silvia. Silvia descobriu que contraiu o vírus da Aids após a morte do marido em 2004. Ele […]

01 de dezembro: Dia Mundial de Combate a Aids Foto: Divulgação

Hoje o Lance Notícias vai contar a história de uma doméstica de Xanxerê que vive com HIV há mais de 20 anos. Como ela prefere não se identificar por causa do preconceito que ainda existe, vamos chamar de Silvia.

Silvia descobriu que contraiu o vírus da Aids após a morte do marido em 2004. Ele estava com uma doença chamada “Cisticercose”, uma infecção causa por larvas que se desenvolve após ingestão de ovos excretados das fezes humanas.

Foi a partir daí, que ao fazer o teste descobriu que também é soropositivo.

– A gente leva um choque no primeiro momento. Não sabe o que fazer e agora? E meus pais como vão reagir? E meus amigos? Depois que cai a ficha, a família apoia e a gente começa a ter uma vida normal. No começo não foi fácil, nada é fácil, mas acostuma e a gente aprende a viver com quem gosta da gente por perto – disse a doméstica.

Hoje, ela é casada. E tem uma vida normal. Trabalha. O marido, sabe que ela tem o vírus, mas que está indetectável há muitos anos. E toma a medicação diária, o chamado três em um.

– Tem bastante preconceito ainda. Em pleno 2020 muita gente julga sem saber a verdade. Hoje tem tratamento. Claro que ninguém quer pegar, mas se aconteceu, vamos fazer o que né? O importante é nos cuidar ainda mais e tratar certinho. O problema em si não é o HIV e sim outras doenças oportunistas. Por isso que é fundamental estar sempre indetectável, porque daí a gente fica sem a presença do vírus no corpo – conclui.

Deixe seu comentário