vitta cardio menu

Saiba quais são os cuidados de manutenção e utilização com os climatizadores no verão

Raquel Sarmento | Saúde , Variedades | 13/01/2020 15:37
Saiba quais são os cuidados de manutenção e utilização com os climatizadores no verão 1
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 13924

Com a chegada as temporadas de calor, estar em um ambiente climatizado faz toda a diferença. Seja no trabalho, lazer ou descanso nada como um ambiente fresquinho para se estar!

Mas, como todo eletrodoméstico, os climatizadores e ar-condicionado precisam ter sua manutenção em dia, bem como sua utilização de forma correta para evitar danos e gastos desnecessários.

Leandro Damian, proprietário da empresa Servilar, destaca algumas dicas para você:

– Muitos consumidores acabam esquecendo que o equipamento necessita de limpeza e manutenção. Esse é um grande erro, pois o ar-condicionado precisa estar sempre limpo – comentou ele.

Para evitar aquele desespero quando no máximo do calor seu climatizador não funciona e as agendas dos técnicos estão superlotadas, faça a manutenção correta e periódica do equipamento.

A poeira carregada de bactérias, fungos e ácaros, se acumula no interior do aparelho mesmo quando ele está desligado. Leandro faz um alerta:

– É importante dar atenção mesmo que o ar-condicionado permaneça desligado, sem uso por um tempo prolongado. Os filtros são a principal fonte de acúmulo de sujeiras – destacou.

Além da questão de saúde dos usuários, a manutenção preventiva está prevista em todos os manuais, para que a máquina funcione corretamente.

Mas você sabe o que é manutenção preventiva? Leandro, explica:

– A manutenção preventiva inclui além da higienização completa do aparelho, testes de funcionamento, verificação de possíveis falhas, peças soltas ou danificadas, evitando o acúmulo de poeira, sujeira, mau cheiro e o gotejamento na unidade interna – disse ele.

O recomendado é que os filtros sejam limpos pelo menos uma vez por verão, e uma vez a cada dois meses no inverno.

Veja o que pode ser evitado com a manutenção em dia:

– Problemas de saúde dos usuários;

– Diminuição dos ruídos do aparelho;

– Congelamento das peças;

– Obstrução e entupimento dos filtros, turbinas, canos e serpentinas;

– Falhas na bobina;

– Falhas nos compressores;

– Corrosão;

– Aumento das contas de luz.

E você sabia que a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados gira em torno de 23°C e 26°C durante o verão, e durante o inverno entre 20ºC e 23ºC?

Sim, desta forma a sua conta de luz não lhe dará sustos, e sua saúde agradece!

Esteja atento ao funcionamento do seu aparelho.

A Servilar, empresa Xanxerê possui linha de climatizadores e ares-condicionados, além de prestar serviços de instalação e manutenção preventiva mensal em qualquer aparelho de ares-condicionados. Solicite uma visita técnica gratuita pelo telefone (49) 3433-1069.

Conte com a mão de obras especializada da SERVILAR. Garantia de satisfação!

 

Deixe seu comentário