Cultura

Lance Notícias | 10/12/2020 18:30

10/12/2020 18:30

93607 visualizações

Ano novo está chegando, que tal renovar a energia da sua casa para recebê-lo?

Há algumas tradições e porque não dizer, superstições relativas à chegada do ano novo, não é mesmo? Desde as comidas da ceia, até atividades para serem feitas na virada, o objetivo é um só, trazer boas energias para o ano que vem chegando. O Lance Noticias conversou com a Alquimista Gisele Sottili para saber quais […]

Ano novo está chegando, que tal renovar a energia da sua casa para recebê-lo?

Há algumas tradições e porque não dizer, superstições relativas à chegada do ano novo, não é mesmo? Desde as comidas da ceia, até atividades para serem feitas na virada, o objetivo é um só, trazer boas energias para o ano que vem chegando.

O Lance Noticias conversou com a Alquimista Gisele Sottili para saber quais as dicas e resoluções que ela poderia sugerir para esta virada de ano, principalmente por ter sido um ano de superações.

– O ano de 2020, nos fez rever a nossa relação com a casa. Muitos não tinham uma rotina ou pouco prestavam atenção em sua casa, e puderam identificar os pontos positivos e negativos dessa relação. E principalmente identificar como é ficar em casa, é confortável, é possível fazer atividades que você gosta, é prazeroso, é relaxante? – comentou ela.

Segundo Gisele, especialmente esse ano fez com que adaptássemos algumas funções, como trabalhar, estudar, fazer atividade física, entra outras. E pode-se avaliar como foi essa relação.

– Numa breve análise, é possível identificar na casa, os padrões das pessoas. Já que ela é um reflexo externo, do que cada um carrega em seu interno. É possível que trouxe desafios além do esperado, mas que também proporcionou crescimento através da mudança de comportamentos que talvez não eram identificados, como por exemplo a sua relação com a sua casa e sua família – disse.

Algumas dicas para você liberar e renovar a energia em sua casa, e se preparar para o novo ano, com vontade e energia para fazer diferente, são organizar e planejar, refletir e tomar consciência do quanto você valoriza a sua casa, seu espaço, porque não dizer, seu paraíso.

– Segundo a tradição Alquímica, tudo se inicia pelo elemento fogo, que regenera e nos move para a ação. Assim como tudo deve começar do denso para o sutil, do físico para o energético – explicou.

Prepara-se para mexer em cada canto e renovar as energias:

– Limpeza Física: organizar objetos, roupas, móveis que precisam de algum reparo, que serão doados ou eliminados. Fazer uma limpeza física geral, área interna e externa da casa, no chão, paredes e teto, retirando mofos, insetos e sujeiras;

– Limpeza Energética: por meio do uso de plantas ricas nos elementos fogo e terra (Arruda, Artemísia, Alecrim e Sálvia), fazer uma fumigação ou incensação. Na agricultura, a fumigação é um processo de controle de pragas por meio de vapor ou gás de compostos pesticidas. Na alquimia, é uma assepsia por meio da incensação do ambiente para limpar energeticamente;

Quer uma receita de fumigação? Então confira:

  1. Misture em partes iguais os ingredientes abaixo e triture em um pilão. (Cânfora,

Noz-moscada (em pó), Arruda (erva seca e triturada), Mirra (em resina), Pastilha ou disco de carvão vegetal (para queimar a mistura);

  1. Abra todas as portas e janelas;
  2. Acenda o carvão e jogue as ervas em cima para queimar;
  3. Comece a incensar dos fundos da casa para a frente;

Dica: Fazer numa lua nova, durante o dia.

– Após as limpezas, verifique em sua casa tudo o que você quer realizar nela nos próximos anos e anote, por exemplo, mudar pintura, fazer reparos nas tubulações e/ou parte elétrica, arrumar o jardim, trocar móveis, decoração e equipamentos, e reflita, o quanto pequenas discussões familiares, podem ter relação com pequenos ajustes necessários em sua casa, que você vem procrastinando – comentou.

Avalie principalmente três ambientes essenciais na sua casa que promovem a limpeza, como o banho, a alimentação, como a cozinha e o descansar, dormir, o quarto:

– Banheiro: invista em um chuveiro que te proporcione uma experiência relaxante durante o banho. Cheiros, resolva os problemas de infiltrações/mofos, ventilação, iluminação e odores causados pelos gases presentes em tubulações mal feitas.

– Cozinha: uma cozinha bonita e limpa onde você pode ter à mão tudo o que precisa para preparar as refeições. Avalie como estão os equipamentos; fogão/fornos, geladeira e pia da cozinha. Aqui definitivamente, não é lugar para insetos e mau cheiro. Se você tem algum desses problemas, coloque no início da sua lista para resolver.

– Quartos: a posição da cama, a iluminação, as cores na decoração, a qualidade do colchão e travesseiros, os objetos que você mantém em seu quarto. Podem interferir, na qualidade do seu sono.

– É necessário o básico, para se pensar e planejar os próximos passos. Sua casa deve ser planejada e construída para te proporcionar experiências e memórias positivas, em sua funcionalidade, estética, segurança, conforto e principalmente que seja um lugar onde você se regenere nos aspectos físicos e espirituais – finalizou Gisele.

Deixe seu comentário