Comunidade

Lance Notícias | 28/08/2018 13:17

28/08/2018 13:17

37928 visualizações

Aposentado e com 90 anos de idade, Jaime Schurhaus acompanha trabalhos do tabelionato

Jaime Pedro Schurhaus, de 90 anos (mesmo que não pareça, como ele mesmo brinca), atuou por muitos anos como tabelião em Xanxerê. Foi responsável pelo 2º Tabelionado desde 1966, até 1986, quando se aposentou. Jaime recorda como foi no começo. Natural de Santo Amaro da Imperatriz (SC), veio para Xanxerê para atuar como professor. Depois, […]

Aposentado e com 90 anos de idade, Jaime Schurhaus acompanha trabalhos do tabelionato Jaime Pedro Schurhaus (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Jaime Pedro Schurhaus, de 90 anos (mesmo que não pareça, como ele mesmo brinca), atuou por muitos anos como tabelião em Xanxerê. Foi responsável pelo 2º Tabelionado desde 1966, até 1986, quando se aposentou.

Jaime recorda como foi no começo. Natural de Santo Amaro da Imperatriz (SC), veio para Xanxerê para atuar como professor. Depois, trabalhou na prefeitura, numa madeireira e por fim, foi nomeado tabelião.

“O primeiro tabelionato era do Bortoluzzi e hoje é de outro. Não me recordo a época, quando eu cheguei em Xanxerê já tinha esse primeiro tabelionato. Mais tarde, houve a intenção do Governo do Estado, por meio de lei, de criar um segundo cartório. Então abrimos o nosso em 1966. Como eu já era da carreira do Estado, fui nomeado para assumir”, relembra.

O tabelionato já esteve em vários espaços de Xanxerê, inclusive, em prédios que hoje nem existem mais.

“Nosso primeiro espaço era no prédio do De Marco, na esquina, no fim de Avenida Brasil. O prédio era outro, ainda de madeira. Depois fomos ao lado do antigo cinema e, com a construção do fórum, eles impuseram que nós tínhamos que ficar lá. Não me recordo quantos anos nós ficamos lá… Somente depois, viemos para o prédio onde está o 2º tabelionato até hoje”.

Schurhaus conta ainda que viu Xanxerê crescer e se desenvolver. Em 1964, com sua esposa, Maria, Jaime fundou o Lions Clube Xanxerê. Eles foram os responsáveis por difundir o movimento em Xanxerê e região. O casal conta com seis filhos, 24 netos e quatro bisnetos. Mesmo aposentado, diariamente está no Tabelionato acompanhando os trabalhos.

Deixe seu comentário