Comunidade

Lance Notícias | 25/07/2021 11:12

25/07/2021 11:12

66832 visualizações

Casa de Acolhida Santa Bernarda completa seis anos de atuação em Xanxerê

Já são 20 dias que Maico Voleinik Ferreira, de Caçador, está hospedado na Casa da Acolhida. Ele veio até Xanxerê para acompanhar o pai, que fez uma cirurgia cardíaca e está internado no Hospital Regional São Paulo (HRSP). A situação é parecida com a de Roberto Dartora, de Concórdia – que acompanha a recuperação do […]

Casa de Acolhida Santa Bernarda completa seis anos de atuação em Xanxerê Fotos: divulgação

Já são 20 dias que Maico Voleinik Ferreira, de Caçador, está hospedado na Casa da Acolhida. Ele veio até Xanxerê para acompanhar o pai, que fez uma cirurgia cardíaca e está internado no Hospital Regional São Paulo (HRSP). A situação é parecida com a de Roberto Dartora, de Concórdia – que acompanha a recuperação do sogro, que também passou por procedimentos cardiológicos e segue internado.

Da mesma forma como Maico e Roberto, centenas de pessoas são recebidas anualmente pela Casa da Acolhida Santa Bernarda. O local que completa seis anos de fundação neste sábado (24), oferece hospedagem para acompanhantes de pacientes do HRSP. O aniversário foi comemorado nesta sexta-feira (23), em uma celebração religiosa com a presença da direção do HRSP, colaboradores, hóspedes e voluntárias.

Desde a criação, a casa já atendeu milhares de pessoas. O projeto foi criado em 2015 para atender a demanda de acompanhantes que não tinham onde ficar durante o período de internação dos familiares. Voluntários relatam que a ideia surgiu por verificar que muitas pessoas não tinham condições de pagar por uma hospedagem e passavam a noite em carros ou até mesmo nos bancos em frente ao hospital.

O espaço é administrado pela Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda. O imóvel tem capacidade para hospedar até 18 familiares de pacientes por dia. No local, as pessoas que precisam encontram alimentação, espaço para passar as noites e para higiene pessoal e de roupas. Tudo é disponibilizado de maneira gratuita ao familiar de pacientes.

– A Casa de Acolhida se tornou um complemento da missão do hospital. Não dá para imaginar o HRSP sem este espaço, pois no hospital primamos pela humanização no atendimento e cuidados com o paciente e na casa, cuidamos do familiar – reforça a diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa Lúcio Luiz.

A Casa de Acolhida está localizada a 200 metros do HRSP. O imóvel, onde projeto funciona foi adquirido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que também administram o hospital. A Casa de Acolhida leva inclusive o nome de Santa Maria Bernarda, que é a fundadora da congregação.

A Presidente da Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda, Bernardete Piaseski, explica que as atividades são mantidas por meio de doações da comunidade. Além disso, os próprios hóspedes contribuem com as tarefas diárias da residência, como o preparo das refeições, cuidados da horta e do quintal.

– Agradecemos imensamente às voluntárias que assumem diariamente esta importante e bonita missão de cuidar deste espaço de acolhida e a todos que por meio das doações nos ajudam, pois elas são muito importantes para mantermos a nossa Casa de Acolhida aberta – comenta a presidente.

Deixe seu comentário