Comunidade

Lance Notícias | 07/04/2021 10:41

07/04/2021 10:41

48210 visualizações

Casos ativos de Covid-19 reduzem mais de 600% em municípios da Amai

Desde o início da pandemia a Amai sempre esteve envolvida em ações junto aos prefeitos e municípios buscando a redução dos casos de Covid-19 na região e o cuidado com a saúde da população. A Associação atuou para que em conjunto fossem definidas ações para serem adotadas nos 14 municípios, a fim de que as […]

Casos ativos de Covid-19 reduzem mais de 600% em municípios da Amai Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia a Amai sempre esteve envolvida em ações junto aos prefeitos e municípios buscando a redução dos casos de Covid-19 na região e o cuidado com a saúde da população. A Associação atuou para que em conjunto fossem definidas ações para serem adotadas nos 14 municípios, a fim de que as respostas fossem mais satisfatórias.

Prefeitos e equipes de saúde atuaram fortemente para que a prevenção fosse mais eficaz, com cuidados a respeito do uso de máscaras, álcool gel, distanciamento, também foram intensificadas as ações de fiscalização. Foram elaborados também modelos de decretos para serem utilizados em conjunto nos municípios.

No início de março deste ano, foi realizado lockdown em toda região da Amai, com fechamento dos serviços não essenciais a fim de conter o nível de contaminação do vírus. Desde a ação, em 26 de fevereiro até 5 de abril, 38 dias depois, os números de casos confirmados ativos de Coronavírus baixaram mais de 600%. Passando de 2.406 em 26 de fevereiro para 382 em 6 de abril na região AMAI, ou seja, 630% a menos.

Casos suspeitos também tiveram uma grande queda, baixando mais de 700%. Eram 602 casos em 26 de fevereiro e em 6 de abril passaram para 84 suspeitos. A regional de Xanxerê é a única região do Estado com melhora nos índices e passou da classificação de gravíssimo para o nível grave (laranja).

A Associação organizou junto aos prefeitos da região todo um trabalho de cedência de profissionais, veículos e corpo clínico para que os atendimentos em saúde fossem ampliados. São mais de 25 profissionais cedidos entre os municípios para atendimento nas unidades e ainda ambulâncias que auxiliam no transporte dos pacientes. O que possibilitou ampliação de 45 leitos novos de enfermaria Covid na região Amai no mês de fevereiro. Na segunda-feira (05), todos os municípios da regional retomaram as aulas presenciais, adotando o sistema híbrido, alternando entre metade da turma em casa e metade na escola. Seguindo todas as recomendações sanitárias dos planos municipais e escolares.

A Amai atuou ainda junto ao Ministério da Saúde no pedido de compra de vacinas diretamente pela União e a distribuição de forma ágil e uniforme aos municípios, voltada a maior cobertura e prevenção da saúde de toda região. Hoje na região a vacinação abrange idosos de 65 a 69 anos e segundo boletim parcial do Governo do Estado em 29 de março, mais de 21 mil doses já foram aplicadas na regional de Xanxerê.

Para o presidente da Amai, e prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari, a união dos prefeitos e as ações em conjunto trouxeram resultados positivos, quando unidos a colaboração da população.

– As reduções foram possíveis devido as decisões em conjunto dos 14 municípios da AMAI e ainda com a colaboração da população, que seguiu as recomendações. Para que a situação possa se manter e ainda melhorar é importante que a população continue se cuidando e seguindo as recomendações sanitárias, principalmente em relação ao distanciamento social, uso de máscara e álcool gel – comenta.

Deixe seu comentário