Comunidade

Lance Notícias | 26/08/2016 15:21

26/08/2016 15:21

35348 visualizações

Cidasc realiza controle populacional de morcegos que transmitem raiva

  Encontrar morcegos na cidade ou mesmo no interior, não é uma tarefa difícil. Porém, é necessário ter em mente que se tratam de espécies diferentes e, que um deles pode ser prejudicial à saúde. São três tipos de morcegos mais encontrados na região, um deles se alimenta de sangue, outro de insetos e outro […]

 

Encontrar morcegos na cidade ou mesmo no interior, não é uma tarefa difícil. Porém, é necessário ter em mente que se tratam de espécies diferentes e, que um deles pode ser prejudicial à saúde. São três tipos de morcegos mais encontrados na região, um deles se alimenta de sangue, outro de insetos e outro de frutas.

Diego Servero, médico veterinário, responsável pela defesa sanitária animal da regional de Xanxerê da Cidasc, explica: “a gente tem três tipos de morcego, os hematófagos, que se alimentam de sangue e transmitem raiva e estão disseminados em todo o Estado, tem os morcegos insetívoros que se alimentam de insetos e os frutíferos que se alimentam de sementes e frutas, estão na cidade”, diz.

 

Morcego transmissor da raiva

A espécie Hematófagos, são conhecidos por se alimentar de sangue de animais. Estes são transmissores da raiva e vivem no interior dos municípios. Esta espécie é controlada pela Cidasc e eliminada, como forma de prevenção de uma possível epidemia de raiva.

“Estes morcegos espoliam os animais e causam anemia por sugar o sangue e a maior preocupação ainda é me relação a transmissão da raiva que é uma doença mortal.  Na nossa regional, o último registro de raiva foi em 2006, em felino”, comenta.

Esta espécie precisa ser controlada e por conta disso, a orientação é para que o produtor sempre entre em contato com a Cidasc informando onde há estes animais para que eles sejam eliminados, “neste caso a gente faz o controle populacional, captura os morcegos e passa uma pasta neles e eles contaminam a colônia e morrem. Mas isso acontece apenas com o morcego hematófago, o sugador de sangue. O produtor deve entrar em contato com a Cidasc  e nos informar onde está a colônia que fazemos este trabalho”, explica.

morcego hematófago (Foto: Divulgação)

morcego hematófago (Foto: Divulgação)

 

Morcego que se encontra na cidade

Esta espécie, por sua vez, não traz risco nenhum ao ser humano. Ele dificilmente irá atacar e é bastante comum encontra-lo em casas, “já os morcegos frutíferos, que vivem na cidade, são protegidos por lei e não podem ser mortos. Estes animais representam uma importância muito grande para o meio ambiente. É comum eles entrarem em casas, a orientação é para que o morador feche todas as aberturas da casa e mantenha o local limpo para impedir que o animal passe a viver no local”, finaliza.

IMG_2494

 

Deixe seu comentário