vitta cardio menu

Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil: tema será abordado nas escolas, em Xanxerê

Alice Demarco | Comunidade | 23/09/2020 18:25
Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil: tema será abordado nas escolas, em Xanxerê Foto: divulgação
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 17655

Em Santa Catarina, o dia 24 de setembro foi instituído, através do decreto de Lei 3.644/ 2001, como Dia Estadual de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Todos os anos nesta data o Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil de Xanxerê articula ações de mobilização da sociedade para o enfretamento deste tipo de crime, promovendo ações de debate e de conscientização sobre o tema.

O objetivo do Fórum não somente estimular a notificação aos órgãos de proteção da suspeita ou confirmação de situações de violação sexual contra crianças e adolescentes, mas também diminuir os riscos de novas violações.

Neste ano em virtude da pandemia o Fórum Municipal não fará ações diretas com a comunidade portanto, solicita as escolas para trabalharem o tema de forma remota fazendo parte das atividades da semana.

Vale ressaltar que um dos maiores instrumentos de proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual ainda é a informação e neste período de pandemia pode haver um aumento dos casos de abuso sexual, visto que as crianças e adolescentes estão em casa, sem vínculos escolares e comunitários, propiciando as situações de abuso, por isso é necessário o auxílio da comunidade xanxerense, para se caso houver alguma suspeita de abuso sexual, possa denunciar aos órgãos competentes.

A denúncia pode ser anônima e a comunidade pode estar usando os canais de comunicação do DISQUE 100, e no próprio Conselho Tutelar no telefone (49) 3441-8553.

Deixe seu comentário