Animais

Lance Notícias | 19/07/2021 16:53

19/07/2021 16:53

29780 visualizações

Confira algumas dicas para ajudar os animais em situação de rua no período de inverno

O frio chegou com tudo em Xanxerê, que amanheceu nesta segunda-feira (19), com apenas -1°C. Com temperaturas tão baixas, não são apenas os moradores de rua que buscam se aquecer e fugir do frio. Os animais abandonados também sofrem com essa situação e precisam de cuidados especiais nesse período de inverno. Os animais que vagam […]

Confira algumas dicas para ajudar os animais em situação de rua no período de inverno

O frio chegou com tudo em Xanxerê, que amanheceu nesta segunda-feira (19), com apenas -1°C. Com temperaturas tão baixas, não são apenas os moradores de rua que buscam se aquecer e fugir do frio. Os animais abandonados também sofrem com essa situação e precisam de cuidados especiais nesse período de inverno.

Os animais que vagam pelas ruas, muitas vezes, até conseguem encontrar locais aquecidos, se abrigam embaixo dos carros para aproveitar o calor do motor, ou, dormem junto com lixo, ao lado de papelões e sucatas.

Alguns são amparados pelos moradores de rua, se aproximam de fogueiras improvisadas, feitas por essas pessoas e se nada disso acontecer, passam a noite andando ou correndo para se aquecer. Muitos cães nessa situação tem o hábito de andar durante a noite e dormir durante o dia no sol para se manterem quentes.

Nesses momentos, é essencial que a população se solidarize com os animaizinhos e busque ajudar para que eles possam se manter aquecidos. Na manhã dessa segunda-feira (19), o Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, destacou.

—Nós não podemos esquecer da condição dos animais, dos nossos pets, nesse momento é muito importante redobrar a atenção, trazendo algum cobertor, um material para que possa aquece-los, minimizando os efeitos do frio — comenta.

O Brasil tem um grande número de bichinhos desabrigados: ao todo são cerca de 30 milhões, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Vários deles perdem a vida durante esta estação gelada.

Infelizmente, e por mais que queiramos, não podemos levar todos para casa. Mas nem tudo está perdido. Se sua vontade é ajudar, confira algumas medidas:

Distribuir alimentos calóricos para os animais

O gasto calórico aumenta durante o inverno, para manter o corpo funcionando melhor. Sendo assim, distribuir alimentos com mais sustância e em maior quantidade pode auxiliar a manter a temperatura dos bichinhos. Basta colocar em potes de plástico ou sacolas e deixar em pontos estratégicos.

Arrecade dinheiro para comprar agasalhos ou mantinhas

 As vaquinhas online são extremamente úteis para causas nobres como esta. O mais bacana é que qualquer um, em qualquer lugar do mundo, pode contribuir financeiramente – seja por depósito, transferência bancária, boleto ou crédito. Com a grana arrecadada, dá para comprar agasalhos para os cães e gatos de rua.

Casinhas recicláveis com lençóis ou cobertas

Um dos modos mais comuns – e práticos – de ajudar é reaproveitar aqueles materiais recicláveis do lixo de casa para construir abrigos para os animais. Papelão, jornais, caixa de leite…use a criatividade! Aqueles lençóis e cobertas velhos, largados no fundo do armário, ou até mesmo pedaços de pano e roupas inutilizadas, podem forrar e deixar a casinha mais quentinha.

Vestir os cães e gatos de rua

Junte um grupo de amigos e vá atrás de doações – seja de dinheiro ou roupas – para vestir os animais desabrigados da cidade. A grande maioria é dócil e não oferece nenhum tipo de perigo. Aproxime-se com cuidado, faça um carinho e o deixe ganhar confiança. Este é o modo mais eficaz, já que a roupa aquecerá o pet onde quer que ele esteja.

E lembre-se: por mais simples que seja, sua iniciativa fará toda a diferença.

Deixe seu comentário