Comunidade

Lance Notícias | 04/04/2021 17:26

04/04/2021 17:26

101463 visualizações

Conheça a história do grupo espiritualista “Tenda Espírita São Miguel Arcanjo” de Xanxerê

O grupo espiritualista “Tenda Espírita São Miguel Arcanjo” de Xanxerê foi fundado em 11 de outubro de 2019. O espaço que foi construído serve para preservar as tradições culturais indígenas e africanas presentes na umbanda. Felippe Scopel é cacique de umbanda e dirigente responsável pela coordenação de estudos do grupo. Ele junto com a esposa […]

Conheça a história do grupo espiritualista “Tenda Espírita São Miguel Arcanjo” de Xanxerê Foto: Divulgação

O grupo espiritualista “Tenda Espírita São Miguel Arcanjo” de Xanxerê foi fundado em 11 de outubro de 2019. O espaço que foi construído serve para preservar as tradições culturais indígenas e africanas presentes na umbanda.

Felippe Scopel é cacique de umbanda e dirigente responsável pela coordenação de estudos do grupo. Ele junto com a esposa realiza atividades voltadas para preservar a cultura dos Orixás.

– Fazer parte do grupo é uma grande responsabilidade pois primeiro de tudo ainda existe um grande preconceito com a religião. Deus é um só. O importante é respeitar tudo e a todos sem discriminação de raça ou gênero. Eu e minha esposa queremos e trabalhamos para que a casa sempre esteja aberta a todos que precisarem pois ela é a extensão de nossas famílias. Trabalhamos com os princípios da fé, fraternidade e amor ao próximo – diz o cacique de umbanda.

A tenda espírita presta serviços para a comunidade realizando consultas e trabalhos totalmente gratuitos. Ela oferece também oficinas de instrumentos de tambor e violão, oficinas de canto, oficinas de conexão entre a cultura da umbanda e o meio ambiente. Além de oficinas de ensinamentos da cultura dos Orixás, de fotografia e oficinas de ensinamentos da sabedoria indígena.

– O apoio que recebemos da Organização Mundial de Preservação Cultural dos Templos de Religiosidade Brasileira, Africana e Indígena se deu agora durante a pandemia. Temos o objetivo de implementar oficinas de música, estudos dos orixas, simbologia e cultura indígena entre outras. Essas oficinas estarão abertas a comunidade de forma gratuita, terão o objetivo de integrar a comunidade na vida do terreiro trazendo conhecimento e desmistificando muito do que se ouve falar sobre a religião de umbanda – conclui.

A Tenda Espírita São Miguel Arcanjo tem o apoio da Organização Mundial de Preservação Cultural dos Templos de Religiosidade Brasileira, Africana e Indígena. A organização é vinculada ao Instituto Campeões da Vida.

Deixe seu comentário