Comunidade

Lance Notícias | 17/10/2020 08:43

17/10/2020 08:43

97195 visualizações

Dia do Eletricista: conheça as histórias de profissionais que transformam vidas por meio da energia elétrica

O Dia do Eletricista é comemorado em 17 de outubro. São tantas histórias do dia a dia desses profissionais que merecem ser contadas como forma de homenageá-los pela dedicação e amor pela profissão. Fabrício Biedermann tem 25 anos. A relação com a profissão de eletricista tem cinco anos e meio, mas o contato e a […]

Dia do Eletricista: conheça as histórias de profissionais que transformam vidas por meio da energia elétrica

O Dia do Eletricista é comemorado em 17 de outubro. São tantas histórias do dia a dia desses profissionais que merecem ser contadas como forma de homenageá-los pela dedicação e amor pela profissão.

Fabrício Biedermann tem 25 anos. A relação com a profissão de eletricista tem cinco anos e meio, mas o contato e a paixão já vêm de geração em geração. Formado em Técnico em Eletrotécnica, a sua referência vem desde o avô, o pai e os tios que sempre atuaram nesta área e escreveram suas histórias através da energia.

Welhelm Walter Biedermann, o avô, atuou em 1970 na antiga Hidrelétrica Xanxerê, hoje Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica (DCELT). Já o pai, Vilmar, iniciou sua trajetória em 1988 na mesma empresa, na subestação, e permaneceu até a aposentadoria.

– Aprendi com o meu pai o amor e a dedicação ao trabalho. Foi ele quem me ensinou o básico. Depois me aperfeiçoei, porém, aprendo todos os dias com a ajuda dos meus colegas. É sempre um desafio a cada novo dia – explica Fabrício.

Assim como a história de quem está iniciando a profissão, tem aquela que já soma muitos anos de experiência. Igomar Donzelli, atua há 26 anos como eletricista. Iniciou na Hidrelétrica Xanxerê atuando no município de Marema.

– Eu aprendi tudo dentro da empresa através de cursos que foram oferecidos ao longo do tempo. Quando eu entrei não tinha experiência nenhuma. Foi uma grande oportunidade – conta o colaborador que hoje atua no município de Xaxim.

Para os dois, o Dia do Eletricista é uma data importante, para comemorar a realização pessoal e profissional, além da satisfação em poder prestar serviços à comunidade.

– A maior satisfação é poder ver a felicidade das pessoas ao ligarmos a luz – define Fabrício.

Fabrício Biedermann, colaborador DCELT.

Histórias para contar

Para muitas pessoas é tão comum um banho quente, a residência iluminada à noite e as facilidades do dia a dia proporcionadas pela energia elétrica. Para outros, esta é uma grande conquista que emociona até mesmo os profissionais que contribuem para este momento.

– Um dos fatos marcantes foi no interior de Ipuaçu. A equipe que trabalha na manutenção conseguiu levar a rede até a residência de uma família. Eu e meu colega fomos ligar a luz. Foi emocionante, pois tinham várias crianças e eles ficaram tão felizes que poderiam tomar banho na água quente e ter luz para assistir televisão. Aquilo me marcou muito pois, às vezes, não damos valor a detalhes que parecem pequenos, mas são tão significativos – conta Fabrício Biedermann.

Para Igomar Donzelli um fato que marcou a sua história profissional foi a passagem do tornado em Xanxerê, no ano de 2015.

– Aquele dia, quando chegamos, meu Deus, a destruição que tinha ali marcou muito. Além disso, a solidariedade das pessoas que vinham trazer água, lanches para nós que estávamos trabalhando também ficou marcada. Pessoas que a gente nem conhecia e estavam contribuindo de alguma forma – relembra Igomar.

Tanto para Igomar quanto Fabrício, a expectativa é de poder continuar atuando na profissão que escolheram e contribuir com o desenvolvimento das cidades onde residem e atuam.

 

Igomar Donzelli completa 26 anos de atuação.

Deixe seu comentário