Comunidade

Lance Notícias | 27/09/2020 11:00

27/09/2020 11:00

96608 visualizações

Dia Nacional de Doação de Órgãos: entenda como ser um doador

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e o grande objetivo desta data é levar informações sobre a doação de órgãos para toda a população e conscientizar sobre a importância desse ato de amor e solidariedade. Em Xanxerê, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) conta com uma comissão […]

Dia Nacional de Doação de Órgãos: entenda como ser um doador

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e o grande objetivo desta data é levar informações sobre a doação de órgãos para toda a população e conscientizar sobre a importância desse ato de amor e solidariedade.

Em Xanxerê, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) conta com uma comissão – Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT), a qual monitora através de busca ativa, todos os possíveis casos de mortes encefálicas e acompanha todo o processo desde o diagnóstico de morte encefálica até o explante de órgãos (cirurgia de retirada de órgãos), quando a família decide por realizar a doação de órgãos/tecidos.

Em conversa com a coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do HRSP – Maryellen Cazeraghi, explica que as pessoas que tem o interesse de ser doadores de órgãos basta comunicar sua família desse desejo, e a doação se efetiva após autorização familiar.

– É de fundamental importância que conversemos com nossos familiares expondo nosso desejo quanto a esse assunto. Afinal, se um dia de fato essa possibilidade vier a ocorrer, serão nossos familiares que irão autorizar ou não a doação – comenta Maryellen.

Porém, existem dois tipos de doadores, o doador vivo que pode ser qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, podendo doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. E o doador cadáver que são pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). Os órgãos doados nesse caso são coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão. A retirada destes é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.

Neste ano Xanxerê, teve apenas duas captações de córneas no HRSP, ocorreu nos meses de fevereiro e março, antes da pandemia.

– Na nossa realidade aqui de Xanxerê, existe a possibilidade de doação de tecido ocular, a qual poderá ocorrer até seis horas após o falecimento. Nesses casos, também será a família que deve consentir com a doação, por isso reforço mais uma vez a necessidade de informarmos nossa família quanto ao nosso desejo acerca da doação de órgãos e tecidos – explica a coordenadora.

Maryellen também deixa a CHT (Comissão Hospitalar de Transplantes) do HRSP à disposição de toda a população, ou mesmo para maiores esclarecimentos sobre essa temática tão importante que é a Doação de Órgãos e tecidos.

 

 

 

 

Deixe seu comentário