Cultura

Lance Notícias | 07/12/2021 18:00

07/12/2021 18:00

61499 visualizações

Diretora de Cultura fala sobre ações do Departamento de Cultura de Xanxerê

Na sessão desta segunda-feira, 06/12, na Câmara Municipal de Xanxerê, a Tribuna Popular foi utilizada por Aguinetes Barfknecht, diretora de Cultura de Xanxerê, onde explanou sobre as ações do Departamento de Cultura. Neste ano realizou-se a revitalização do Museu do Milho, localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, onde utilizou-se de recursos disponibilizados pela Lei […]

Diretora de Cultura fala sobre ações do Departamento de Cultura de Xanxerê

Na sessão desta segunda-feira, 06/12, na Câmara Municipal de Xanxerê, a Tribuna Popular foi utilizada por Aguinetes Barfknecht, diretora de Cultura de Xanxerê, onde explanou sobre as ações do Departamento de Cultura.

Neste ano realizou-se a revitalização do Museu do Milho, localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, onde utilizou-se de recursos disponibilizados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, do governo federal.

Além disso, a diretora de cultura explanou as ações proporcionadas pelos editais de cultura de Xanxerê, que tem como objetivo premiar artistas locais, como aconteceu durante o 4º Festival da Canção de Xanxerê.

Citou também a aquisição de 80 livros novos feita pela Biblioteca Pública Municipal Caldas Júnior, além da catalogação dos livros que está em andamento. Também está em andamento a reforma e revitalização da Casa da Cultura Maria Rosa.

Aguinetes citou também que o Sistema Municipal de Incentivo à Cultura – SEMIC, conta com 493 artistas cadastros.

Por fim, comentou sobre a criação do PROMFAC – Programa Municipal de Formação na Área Cultura, denominado Cultura Viva, que aconteceu neste ano de 2021. O PROMFAC possui as seguintes ações em andamento:

– Banda de Percussão Municipal. Maestro Sidinei Debastini, com total de 30 integrantes. Ensaios acontecem no Ginásio Municipal Benjamim Menegolla;

– Companhia de Dança Municipal. Professor Diego Gonçalves, com total de 100 alunos. Ensaios acontecem no Jovem Cidadão e no Centro de Convivência do Idoso.

– Curso e oficinas de artes e artesanato, com aulas no Espaço Criativo de Xanxerê: Curso Belo Tricô, com 10 alunos; Curso Crochê com amor, com 10 alunos; Curso de Mandalas, com 10 alunos; Oficina de cartazes e oficina de técnicas de pintura que acontecem na Linha Medianeira para o clube de mães.

– Coral Municipal. Maestro Alcedir Capeletti, com total de 40 integrantes. Ensaios acontecem na Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê.

Ao fim, o público total atendido pelo PROMFAC é de 220 alunos.

Deixe seu comentário