Xaxim

Lance Notícias | 21/06/2022 15:28

21/06/2022 15:28

67125 visualizações

Em Xaxim: projeto Viver Saudável é sucesso na feira livre

O projeto da paróquia de Xaxim visa oferecer à população uma alimentação saudável, sem agressões à natureza e também para a saúde humana, combatendo o consumo de industrializados.  O projeto desafia a transformação dessa realidade criando um espaço, a feira livre municipal. O Lance Notícias conversou com a coordenadora de feira, Vanice Barizon Hammerick que […]

Em Xaxim: projeto Viver Saudável é sucesso na feira livre

O projeto da paróquia de Xaxim visa oferecer à população uma alimentação saudável, sem agressões à natureza e também para a saúde humana, combatendo o consumo de industrializados.  O projeto desafia a transformação dessa realidade criando um espaço, a feira livre municipal.

O Lance Notícias conversou com a coordenadora de feira, Vanice Barizon Hammerick que diz que na feira as pessoas tem a oportunidade de adquirir produtos naturais, sem venenos além de obter informações sobre os benefícios e propriedades dos diferentes alimentos consumidos.

— O Projeto Viver Saudável, foi criado a partir de um processo de formação, com debates e oficinas teóricas e práticas sobre os benefícios da agroecologia à saúde e ao meio ambiente e os impactos na natureza e na vida das pessoas causados pelo modo de produção com agrotóxicos. Também, tendo em vista as diretrizes da Ação Evangelizadora da Diocese de Chapecó, traçadas pela Assembleia Diocesana de 2009, reafirmadas em 2013, que estimulava todas as paróquias a defender o resgate das sementes crioulas e plantas medicinais, as práticas agroecológicas e o cuidado com a água e a terra, como uma ação em defesa da vida— fala.

A equipe paroquial, da paróquia São Luiz Gonzaga em parceria com as mulheres urbanas e agricultoras que já atuavam no projeto das Sementes Crioulas e Plantas Medicinais, na Paróquia desde 2009, discutindo a importância da agroecologia e alimentação saudável, optou por elaborar este projeto para ampliar a socialização dos conhecimentos sobre o assunto e oferecer alimentos saudáveis à população.

Tinha por objetivo também absorver o excedente da produção, das famílias envolvidas e fortalecer a autonomia econômica das mulheres que há 5 anos dedicavam-se ao estudo e a prática da agroecologia, no Projeto Sementes Crioulas e Plantas Medicinais na paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim, produzindo em hortos agroecológicos domiciliares. Tanto o Projeto das Sementes Crioulas e Plantas medicinais (em 2009), como o Viver Saudável (em 2014), receberam apoio financeiro da Diocese de Chapecó, através do Fundo Diocesano de Solidariedade.

— O grupo que iniciou o projeto em 2014 era formado pelas mulheres rurais e urbanas, envolvidas em movimentos sociais, organizações populares e nas pastorais da paróquia São Luiz Gonzaga, dos quatro municípios: Xaxim, Marema, Lajeado Grande e Entre Rios, na época. Com o tempo foram diminuindo as feirantes, pelas dificuldades de deslocamento, e pelas exigências da vigilância sanitária, mas houve por outro lado, um aumento considerável de consumidores— explica.

O projeto Viver Saudável, foi criado com o objetivo de resgatar hábitos saudáveis de alimentação, oferecer aos consumidores, produtos naturais, fortalecer a organização de hortas experimentais agroecológicas, domiciliares, socializar conhecimentos e práticas agroecológicas, resgatar conhecimentos com plantas medicinais, estimular os consumidores a plantar em suas residências, sementes crioulas e plantas medicinais oferecidas na feira.

De acordo com Vanice o projeto pretende fortalecer a autonomia econômica das mulheres oferecendo a elas, uma oportunidade de comercialização dos produtos agroecológicos que aprenderam a produzir em seus hortos caseiros. Beneficiará financeiramente, a curto prazo as famílias das feirantes envolvidas, dos bairros, dos três municípios da paróquia e os consumidores que semanalmente terão a oportunidade de  adquirir os produtos na feira.

A longo e médio prazo espera-se uma mudança nos hábitos alimentares,

nas relações de partilha, igualdade e convivência saudável. Outro benefício está ligado a

conscientização sobre o cuidado com a mãe-terra, zelo pelos animais, plantas e toda a natureza.

Na feira realizada semanalmente são comercializados grãos, verduras, planificados, geléias, frutas, ervas aromáticas, condimentos, chás, açúcar mascavo, melado, rapadura, pé de moleque. O espaço é uma oportunidade de comercialização de produtos por feirantes dos municípios que compõe a paróquia, desde que assumam o compromisso de participar dos encontros de formação oferecidos pelo projeto sobre agroecologia e alimentação saudável.

Foram parceiros neste projeto: A Diocese de Chapecó, a Paróquia São Luiz Gonzaga, o Cebi de Xaxim, o Movimento das Mulheres Agricultoras, as CEBs, o Projeto Sementes crioula e Plantas Medicinais. Hoje o projeto é acompanhado e dinamizado pelas seguintes pessoas: Pároco Frei Gilson Kammer; Iraci Lopes Dalla Rosa, coordenação de comunicação, eventos e formação; Vanice  Hammerick, coordenação da Feira; Odila Mior, Neiva Ceresa, Leni Paludo Vanice Hammerick, feirantes.

O projeto oferece aos participantes, um novo olhar comprometido com a vida.

— Toda a produção é bem simples, não usamos nada de agrotóxicos, nem adubação química.  Para o controle de pragas usamos caldas naturais. (calda bordalesa, sufocalcica, agua de vidro, EMI, repelentes naturais), adubação orgânica. Não produzimos em grande quantidade, toda a produção é comercializada na feira, e venda direta ao consumidor, possibilitando ao consumidor o contato direto com o produtor— explica Vanice.

Deixe seu comentário