Comunidade

Lance Notícias | 25/07/2021 15:51

25/07/2021 15:51

130660 visualizações

Engenheiro químico empreende e inicia com produção de cerveja artesanal

A produção de cerveja artesanal é para muitos uma terapia. O processo é lento e complexo. Necessita de cuidado, conhecimento e perseverança, afinal até acertar o ponto do produto final serão necessárias algumas tentativas. De forma simplificada, a cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e […]

Engenheiro químico empreende e inicia com produção de cerveja artesanal

A produção de cerveja artesanal é para muitos uma terapia. O processo é lento e complexo. Necessita de cuidado, conhecimento e perseverança, afinal até acertar o ponto do produto final serão necessárias algumas tentativas.

De forma simplificada, a cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo.

Fascinado por esse mundo, o jovem Talys Reimers tem se dedicado a produção da cerveja artesanal há pouco mais de um ano.

– Faz quase um ano que iniciei a produção, que ainda é bem caseira. Produzo cerca de 50 litros por mês. Conheci a produção na faculdade (sou formado em engenharia química) em um minicurso que participei, isso lá em 2013/2014 – detalha.

Talys detalha que a primeira vez que fez a receita não deu certo, nem deu para tomar. Precisou tentar algumas vezes, ir se aperfeiçoando para melhorar o produto final.

– Depois de formado sempre quis brincar em fazer cerveja, mas fui adiando essa vontade pelo custo dos equipamentos, que por mais que seja caseiro, requer um certo investimento. Até que em outubro do ano passado comprei os equipamentos para fazer a produção caseira. Iniciei um curso a distância na Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau. Hoje, uma vez por mês faço uns experimentos em casa – conta.

Ele não produz em grande escala, mas hoje o seu produto já é apreciado por amigos e conhecidos próximos. Porém, o jovem não descarta a possibilidade de futuramente ter uma marca própria, por exemplo.

– O universo cervejeiro vem crescendo bastante nos últimos anos, iniciei caseira para quem sabe num futuro próximo ter minha própria marca. Hoje, comercializo somente para amigos do trabalho, academia, familiares – finaliza.

Deixe seu comentário