Comunidade

Lance Notícias | 31/03/2021 10:04

31/03/2021 10:04

78668 visualizações

Engenheiros e arquitetos se reúnem com comando do 14ºBBM buscando agilizar atendimento

  Na última sexta-feira (26) representantes dos profissionais de engenharia e arquitetura da região e o comando do 14º BBM reuniram-se na sede da 23ª Inspetoria do CREA-SC em Xanxerê. A reunião foi proposta pela SEAI e apoiada pela Inspetoria do CREA-SC em razão de uma série de demandas dos profissionais da engenharia e arquitetura […]

 

Na última sexta-feira (26) representantes dos profissionais de engenharia e arquitetura da região e o comando do 14º BBM reuniram-se na sede da 23ª Inspetoria do CREA-SC em Xanxerê.

A reunião foi proposta pela SEAI e apoiada pela Inspetoria do CREA-SC em razão de uma série de demandas dos profissionais da engenharia e arquitetura que desde dezembro de 2020 perceberam uma mudança abrupta no atendimento do Corpo de Bombeiros, assim como na forma e prazos de como estão sendo realizadas as análises e aprovação de projetos. Estas mudanças têm gerado certa insegurança e incertezas tanto aos profissionais da engenharia e arquitetura quanto aos empreendedores e proprietários de edificações que estão percebendo dificuldades em conseguir ser atendidos pelos analistas do 14º Batalhão de Bombeiro Militar e assim poder discutir alternativas para os problemas relacionados aos projetos preventivos.

 

As solicitações dos profissionais foram as seguintes:

1- Retorno dos atendimentos presenciais aos profissionais;

2- Agilidade na análise dos projetos;

3- Tratamento claro e igualitário em aspectos das INs que dependem de interpretação;

4- Que desde o final de 2020, além da interrupção dos atendimentos presenciais, “reinou o silêncio” e os profissionais são atendidos apenas por estagiárias que via de regra não conseguem encaminhar praticamente nenhuma questão pendente.

 

Os Bombeiros expuseram que diversos fatores causaram alterações na forma de como os projetos tramitam no quartel, destacando-se a pandemia, a troca do comando do 14º BBM, mudanças e treinamentos de Bombeiros para a função de analista, entre outros. E quanto aos questionamentos dos profissionais responderam que:

1- Em função da pandemia os atendimentos presenciais não são possíveis neste momento e devem acontecer inicialmente através de e-mail e posteriormente caso não se chegue à uma solução, através de telefone, whatsapp e etc.

2- Os atendimentos presenciais poderão retornar, mas ainda não se pode definir uma data;

3- Atualmente existem pelo menos 50 projetos para serem analisados e existem alternativas (como por exemplo enviar alguns projetos para serem analisados em outras unidades dos bombeiros) para que dentro de 30 dias a situação esteja normalizada.

4- O momento de transição no comando no Batalhão teve como consequência uma série de ajustes internos que demandam tempo de implantação, organização, treinamento e etc. e que os bombeiros esperam que os profissionais entendam esta situação que logo estará resolvida.

 

O Engenheiro Sérgio Zanella, diretor regional do CREA-SC, colocou a Inspetoria à disposição do Corpo de Bombeiros, para qualquer tipo de dúvida com relação à ARTs, atribuições e situações de ética profissional e também disponibilizou os fiscais do CREA para participar de ações conjuntas sempre que os Bombeiros entenderem que isso pode ser proveitoso para a comunidade.

Segundo o Engenheiro Carlo Antunes dos Santos, presidente da SEAI também comentou:

– A nossa entidade, assim como o CREA-SC estão atentos para não extrapolar suas atribuições e entendemos que qualquer questão interna do Corpo de Bombeiros deve ser resolvida por eles, entretanto não podemos deixar de reivindicar que aquilo que nos diz respeito, referente à agilidade e clareza na análise e aprovação de projetos, aconteça de forma a permitir que o trabalho dos engenheiros e arquitetos possa fluir como deve – diz.

O Engenheiro Carlo afirmou ainda que a SEAI continuará acompanhando a evolução no atendimento das reivindicações e à disposição dos profissionais da região para demandas nesta e em outras áreas, sempre focando na valorização dos profissionais da engenharia e arquitetura, e em soluções técnicas, seguras, sustentáveis, econômicas e que tragam qualidade de vida para a população.

Outras reuniões deverão acontecer com a presença de todos os interessados e de acordo com o Engenheiro Charles Rabaiolli:

– Foi consenso na reunião a necessidade de uma comunicação clara e ampla entre profissionais e corpo de bombeiros e que todas as partes deverão buscar formas de melhorar isso – enfatiza.

Estiveram presentes o Engº Carlo Antunes dos Santos – presidente da SEAI – Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani, o Engº Sérgio Luiz Zanella – diretor Regional do CREA-SC e o Engº Charles Luiz Rabaiolli – membro de um Grupo de Trabalho do CREA-SC, com objetivo de estabelecer um entendimento comum entre o CBMSC e os profissionais para os critérios e procedimentos adotados no sistema de análise e aprovação de projetos. Representando o Corpo de Bombeiros, participaram da reunião o Major BM Marco Antônio Edit, comandante do 14º BBM, 1º Ten BM Daniel Bazanini Massarotte, chefe SSCI do 14º BBM, acompanhados pelo Cap BM Glaycon Reitz, Cap BM Nolan Rafael Volkweis e Ten Cel BM Marcos Alves da Silva, comandante da 3ª RBM.

 

Deixe seu comentário