Xanxerê

Lance Notícias | 27/03/2020 18:12

27/03/2020 18:12

63782 visualizações

Estiagem já preocupa em todas as regiões

A estiagem já é um problema sério em todo o estado. A Defesa Civil emitiu um relatório em relação a situação da estiagem. São todas as regiões afetadas. Previsão Estendida do Tempo Até a próxima sexta-feira (27), a previsão é que o tempo permaneça estável e sem a presença de chuva significativa no estado catarinense. […]

Estiagem já preocupa em todas as regiões Foto: divulgação

A estiagem já é um problema sério em todo o estado. A Defesa Civil emitiu um relatório em relação a situação da estiagem. São todas as regiões afetadas.

Previsão Estendida do Tempo

Até a próxima sexta-feira (27), a previsão é que o tempo permaneça estável e sem a presença de chuva significativa no estado catarinense. A circulação marítima pode favorecer precipitação fraca e isolada em áreas do Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí e na Grd. Florianópolis.

Entre os dias 28 e 31 de março, a aproximação de sistemas de baixa pressão e atuação de áreas de instabilidades favorecem chuva no estado catarinense. Entretanto, até o momento, os modelos não indicam chuva volumosa neste período, com acumulados, de maneira geral, entre 15 e 30 mm, com pontuais podendo chegar aos 40 mm.

A situação mais crítica é no sul do estado, onde devem ocorrer os menores volumes. Entre os dias 01 e 08 de abril, períodos secos intercalam com dias de tempo instável.

Há tendência de passagem de uma frente fria já no dia 1º de abril, que traz chuva de forma bem distribuída para todo estado. Até o dia 06, a atuação de um sistema de alta pressão favorece tempo estável e sem chuva. Entre os dias 06 e 08, a atuação de áreas de instabilidades e a passagem de uma frente fria voltam a trazer chuva para Santa Catarina.

Neste período, entre 01 e 08 de abril, os modelos indicam acumulados entre 30 e 50 mm, com pontuais podendo chegar aos 60 mm em áreas do oeste, norte e sul do estado. Mesmo com o retorno da chuva no final do mês de março e início de abril, os acumulados não devem ser suficientes para amenizar de forma significativa a situação de estiagem nas áreas mais críticas do estado.

É importante ressaltar a necessidade do acompanhamento das atualizações semanais devido à incerteza inerente à previsão de longo prazo (mais de três dias).

 

Orientações:

– Evite banhos demorados;

– Não use o vaso sanitário como lixeira;

– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;

– Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;

– Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;

– Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de sua casa;

– Não lave o carro durante a estiagem. Caso faça, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira;

– Use regador para molhar as plantas em vez de utilizar mangueira

– Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;

– No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa

– Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos.

Deixe seu comentário