Nesta sexta-feira (13), celebra-se o Dia da Gentileza. A data foi estabelecida com o intuito de inspirar pessoas a ter comportamentos mais gentis, contribuindo com um mundo melhor por meio de atitudes simples. – Precisamos ter clareza sobre o que é ser gentil, afinal, esse conceito vai muito além das atitudes básicas da educação formal, […]
Nesta sexta-feira (13), celebra-se o Dia da Gentileza. A data foi estabelecida com o intuito de inspirar pessoas a ter comportamentos mais gentis, contribuindo com um mundo melhor por meio de atitudes simples.
– Precisamos ter clareza sobre o que é ser gentil, afinal, esse conceito vai muito além das atitudes básicas da educação formal, como dar assento a uma pessoa de idade ou agradecer por algo. Ser gentil é ter uma postura nobre e amável no dia-a-dia, isto é, dispor de atenção e de cuidados para com as necessidades do próximo. Prestar atenção em uma conversa sem usar o celular é um exemplo de atitude gentil e de respeito com quem nos fala – explica a psicóloga Fabiane Padova.
Para ela, é preciso ser honesto e admitir que é um grande desafio desenvolver a gentileza.
– Afinal somos educados e treinados para um mundo altamente competitivo, onde, por vezes, as relações humanas são deixadas de lado, infelizmente – diz.
Fabiane ainda destaca que não se deve esquecer que todo ser humano é um ser social, vivendo no mundo das relações.
– Desta forma, quanto mais saudáveis nossos relacionamentos, mais saudáveis e felizes nós somos. Relacionamentos saudáveis com certeza exigem atitudes gentis e empáticas, o que faz essa data se tornar tão importante, pois é um convite para analisarmos o nosso comportamento e ver como podemos contribuir com um mundo melhor e mais gentil – conclui.
Então, que tal aproveitar esta sexta-feira (13) e ser gentil com alguém?
Gentileza gera gentileza! Não há outro caminho para um mundo melhor!