Coronavírus

Lance Notícias | 25/03/2020 16:32

25/03/2020 16:32

73287 visualizações

Governo emite nota técnica sobre pulverizações de ruas

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) alerta e orienta sobre a prática de pulverização das vias públicas para fins da inativação do SARS-CoV-2, de forma a padronizar as condutas dos municípios para a redução da transmissão comunitária do novo coronavírus. No momento, a prática de lavação de vias públicas com produtos químicos […]

Governo emite nota técnica sobre pulverizações de ruas Fotos: Edson Zape

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) alerta e orienta sobre a prática de pulverização das vias públicas para fins da inativação do SARS-CoV-2, de forma a padronizar as condutas dos municípios para a redução da transmissão comunitária do novo coronavírus.

No momento, a prática de lavação de vias públicas com produtos químicos não é recomendável, entre outros fatores, pelo exposto abaixo:

– A matéria orgânica, presente em grande quantidade nas vias públicas pode interferir na eficácia de alguns sanitizantes, como também a possível formação de compostos tóxicos ou indesejáveis;

– Alguns produtos utilizados geram riscos à saúde do trabalhador, bem como danos ao meio ambiente;

– A lavação de vias públicas com jatos pressurizados gera aerossóis, contaminando as superfícies adjacentes;

– Atentar para o uso racional da água.

Já a pulverização pode ser realizada, como foi feita em Xanxerê. O COES informa que ela pode ser feita desde que usado o hipoclorito de sódio a 0,5%.

– Essa concentração pode ser encontrada pronta para uso ou preparada a partir de solução de hipoclorito de sódio concentrado, com os cuidados de boas práticas de manipulação para diluição do produto devido às características de corrosividade e toxicidade do mesmo. Também pode ser realizada a pulverização com quaternário de amônia de 5ª geração – informa.

Deixe seu comentário