Xanxerê

Lance Notícias | 14/01/2022 14:40

14/01/2022 14:40

38801 visualizações

HRSP realiza ações para marcar a campanha Janeiro Branco

“Quem cuida da mente, cuida da vida” é o slogan da campanha Janeiro Branco. A ação criada em 2014, chega à 9ª edição com o alerta: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas, ‘o mundo pede Saúde Mental’. Da mesma forma que o físico, a mente também requer cuidados […]

HRSP realiza ações para marcar a campanha Janeiro Branco

“Quem cuida da mente, cuida da vida” é o slogan da campanha Janeiro Branco. A ação criada em 2014, chega à 9ª edição com o alerta: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas, ‘o mundo pede Saúde Mental’. Da mesma forma que o físico, a mente também requer cuidados especiais. Essa informação está sendo difundida para os colaboradores do Hospital Regional São Paulo (HRSP), através de ações internas.

Profissionais dos setores de Psicologia Organizacional e Clínica estão promovendo rodas de conversa com os colaboradores de todos os turnos e orientando sobre a importância de procurar ajuda. Quem tiver interesse em buscar psicoterapia, poderá contar com dezenas de psicólogos da região, que se disponibilizaram em oferecer valor diferenciado aos colaboradores do hospital. Também foi produzido um mural interativo, onde os as pessoas são convidadas a responder o questionamento: “Por que não falo sobre minha saúde mental?”

Conforme as psicólogas do HRSP, todas as ações visam convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas.

– O momento certo de buscar psicoterapia depende de cada indivíduo. Ao longo da vida passamos por problemas que podem nos gerar algum desconforto ou grande sofrimento psicológico, emocional e até mesmo físico. Então, quando percebemos que a dor, angustia ou a tristeza se tornaram desconfortáveis a ponto de comprometer a nossa capacidade de lidar sozinho com os problemas, pode ser o momento de buscar a psicoterapia. Melhoramos nossas escolhas, aprendemos a tolerar o que não depende de nós, aumentamos a sensação de liberdade, descontração, bem-estar e descobrimos os nossos limites e potencialidades – esclarece a Psicóloga Organizacional do HRSP, Sheila Teixeira.

Carolina Kist, Psicóloga Clínica do HRSP, avalia que falar sobre saúde mental ainda é um tabu.

– Pois o assunto está muito associado a doenças mentais, como a popular ‘loucura’, ‘besteira’ e a pessoas desajustadas. Muitos ainda sentem medo e vergonha de serem consideradas loucos ou desequilibrados. Mas, devemos lembrar que todos nós passamos por adoecimentos na vida, seja físico ou psicológico, o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença e por esse motivo é preciso dar atenção e reconhecer que também temos nossas angustias e precisamos de ajuda profissional. Precisamos falar sobre nossa saúde mental, afinal, quem cuida da mente, cuida da vida – finaliza.

Bem estar

Neste mês de janeiro, também serão iniciadas atividades no HRSP que visam promover o bem estar e a qualidade de vida dos colaboradores. O Grupo de Humanização do HRSP e a Comissão de Educação Permanente, convidaram vários profissionais de terapias alternativas/complementares para realizarem ações no hospital. Nos próximos dias 21 e 28, dezenas de voluntários oferecerão gratuitamente sessões de massoterapia, reiki, cone hindu, ariculoterapia e oficinas coletivas de autoconhecimento. A intenção é repetir a ação nos próximos meses, com a ajuda de outros profissionais voluntário

Deixe seu comentário