Comunidade

Lance Notícias | 03/05/2022 11:24

03/05/2022 11:24

67998 visualizações

Inscrições abertas para o curso presencial TBAE para Bombeiro Comunitário, em Ponte Serrada

O curso é presencial, realizado na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Ponte Serrada. No dia 21 de maio, com carga horária de 08 horas/aula. Os interessados no Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) devem ficar atentos na página cursos ao cidadão onde são postados todos os editais. O programa Bombeiro Comunitário tem por objetivo a formação […]

Inscrições abertas para o curso presencial TBAE para Bombeiro Comunitário, em Ponte Serrada

O curso é presencial, realizado na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Ponte Serrada. No dia 21 de maio, com carga horária de 08 horas/aula.

Os interessados no Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) devem ficar atentos na página cursos ao cidadão onde são postados todos os editais.

O programa Bombeiro Comunitário tem por objetivo a formação de pessoas da comunidade para atuarem como agentes de prevenção de acidentes e referências locais frente a necessidade de coordenação diante de algum imprevisto. O Bombeiro Comunitário é aquele apto a auxiliar as guarnições de serviço do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina nas atividades operacionais ou a ela ligadas, bem como na propagação da cultura de prevenção a comunidade através dos programas comunitários como um todo.

CBAE

O primeiro passo para se tornar um Bombeiro Comunitário é a realização do Curso Básico de Atendimento a Emergências – CBAE. O curso é disponibilizado online no formato de Ensino a Distância – EaD. A proposta é capacitar com conhecimentos básicos a comunidade com foco em prevenção de acidentes domésticos, noções de primeiros socorros e prevenção de incêndios. O curso fornece certificado de conclusão e é pré-requisito para a próxima etapa.

Foto + link

TBAE
O Treinamento Básico de Atendimento a Emergências – TBAE é o primeiro contato com candidato a bombeiro comunitário com a corporação. As pessoas interessadas e certificadas no CBAE são chamadas para um treinamento de 8 horas e terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente. Ao final do treinamento, os participantes são avaliados em provas práticas cuja demonstração de aptidão os habilita para realização do Curso de Formação de Bombeiro Comunitário – CFBC.

Inscrições do TBAEII (Treinamento Básico de Atendimento a Emergência) estão aberta até o dia (17) de maio de 2022 link.

Sendo Presencial em Ponte Serrada

Obs: Para fazer o TBAE é preciso ser maior de 16 anos. E ter sido aprovado, até a data da matrícula no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE)

 

CBC

Para tornar-se Bombeiro Comunitário a pessoa deve realizar o Curso de Formação de Bombeiros Comunitários – CBC com uma carga horária de 414 horas/aula divididos entre disciplinas específicas, treinamento operacional e estágio dentro das unidades operacionais. O curso é oferecido pelas Organizações de Bombeiro Militar do CBMSC conforme calendário local. Fique sempre atento as nossas redes sociais para não perder os prazos de inscrição. Para realizar o curso, além das etapas anteriores, é necessário ter no mínimo 18 anos, apresentar certidão negativa de antecedentes criminais, apresentar atestado de sanidade mental e capacidade física e apresentar exame toxicológico.

Os interessados no CBC devem ficar atentos na página cursos ao cidadão onde são postados todos os editais. Fique atento para não perder a inscrição do curso na sua região, leia atentamente todos os requisitos e mantenha-se em forma.

 

Do ressarcimento

A atuação dos bombeiros comunitários é considerada serviço voluntário como previsto na Lei nº 9.608 de 18 de fevereiro de 1998 (Lei do Voluntariado). Como uma forma de fomentar a participação da comunidade e auxiliar o bombeiro comunitário a custear despesas de alimentação e transporte, ficou estabelecido uma forma de ressarcimento pelos serviços prestados junto à corporação. Havendo prévia disponibilidade financeira e orçamentária pelo estado, os bombeiros comunitários terão direito a este ressarcimento conforme valores previstos em lei específica. O serviço voluntário aproxima a comunidade civil da corporação promovendo um maior entendimento da atividade bombeiril pela sociedade e consequente valorização da atividade.

Deixe seu comentário