Covid-19

Lance Notícias | 24/06/2022 16:36

24/06/2022 16:36

65281 visualizações

Maiores de 40 anos já podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), passa a recomendar a partir dessa segunda-feira (20), a aplicação da segunda dose de reforço (R2) da vacina contra a Covid-19 para maiores de 40 anos. As orientações do MS estão disponíveis na Nota Técnica nº176. Os municípios catarinenses foram orientados […]

Maiores de 40 anos já podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), passa a recomendar a partir dessa segunda-feira (20), a aplicação da segunda dose de reforço (R2) da vacina contra a Covid-19 para maiores de 40 anos. As orientações do MS estão disponíveis na Nota Técnica nº176.

Os municípios catarinenses foram orientados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) que se tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço neste público. É importante que a população verifique junto à Secretaria Municipal de Saúde a estratégia de vacinação adotada.

A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro (04) meses após a primeira dose de reforço. As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço preferencialmente com a vacina Pfizer, se não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o reforço.

JANSSEN

Ainda nessa segunda-feira (20) o Ministério da Saúde também divulgou a Nota Técnica nº177 e atualizou os esquemas vacinais de quem recebeu a dose da vacina da Janssen.

Todas as pessoas que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos de idade estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais estão orientados a receber um terceiro reforço.

O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de quatro meses a partir do primeiro reforço e também de quatro meses a partir do segundo reforço.

As vacinas a serem utilizadas para as doses de reforços podem ser da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer.

 

Deixe seu comentário