Comunidade

Lance Notícias | 26/09/2020 13:30

26/09/2020 13:30

71877 visualizações

Mais de 150 kits de higiene foram distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, em Xanxerê

O projeto “Virei Lua” completou três meses e fez a doação de mais de 150 kits de higiene para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade, em Xanxerê. A ação tem o objetivo de combater a pobreza menstrual em três eixos: A educação menstrual, a mobilização política e a distribuição de protetores menstruais. Um estudo […]

Mais de 150 kits de higiene foram distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, em Xanxerê

O projeto “Virei Lua” completou três meses e fez a doação de mais de 150 kits de higiene para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade, em Xanxerê. A ação tem o objetivo de combater a pobreza menstrual em três eixos: A educação menstrual, a mobilização política e a distribuição de protetores menstruais.
Um estudo da Sempre Livre em 2018 apontou que 26% das adolescentes brasileiras de 15 a 17 anos não tem acesso a protetores menstruais, o que acarreta em até 45 dias de faltas na escola por ano. A fim de se proteger, utilizam materiais não adequados como panos não esterilizados, papel e papelão, colocando em risco a sua saúde.
A assistente social, Samantha Roloff, idealizadora do projeto na cidade afirma que a doação realizada pela comunidade é de suma importância, porém a dignidade menstrual deve ser alvo de políticas públicas, por afetar questões relacionadas à educação e saúde pública. Pensando nisso, o projeto atualmente busca a implantação de lei municipal que regulamenta a distribuição de absorventes descartáveis nas escolas municipais, a exemplo do Rio de Janeiro RJ e São José SC.
Em Xanxerê existem duas escolas municipais que atendem adolescentes. A escola municipal Paul Harris e escola municipal Aparecida, totalizando menos de 150 alunas.
Samantha afirma ainda que o ideal seria a distribuição de protetores menstruais nos postos de saúde, a exemplo dos preservativos, uma vez que a menstruação não é uma escolha e sim um fato de todas as mulheres em idade reprodutiva e que pudessem retirar sem constrangimentos.
Quem puder colaborar com o projeto através de doações de absorventes e outros itens de higiene poderá fazer sua entrega nas farmácias conveniadas do projeto.

Deixe seu comentário