O setor do agronegócio, em destaque na exposição de animais, esteve bem representado na ExpoFemi. Um dos espaços mais visitados pelas pessoas contemplou animais vindos de toda a região para participar da 19ª edição da Festa Estadual do Milho. O julgamento começou na sexta-feira (06), mas concentrou as atividades no sábado (07) com a avaliação […]
O setor do agronegócio, em destaque na exposição de animais, esteve bem representado na ExpoFemi. Um dos espaços mais visitados pelas pessoas contemplou animais vindos de toda a região para participar da 19ª edição da Festa Estadual do Milho.
O julgamento começou na sexta-feira (06), mas concentrou as atividades no sábado (07) com a avaliação do gado de leite das raças Jersey e Holandesa. Conforme o presidente da Comissão de Pecuária, Eleandro Arsego, o julgamento superou as expectativas da organização, principalmente no quesito do grande nível genético dos animais. Passaram pelo julgamento, 93 animais da raça holandesa, já com a etapa nacional, e 98 da raça Jersey.
—O julgamento do gado de leite foi muito bom, os animais que participaram possuíam grande nível genético, sendo que o juiz teve muita dificuldade em escolher os campeões que foram premiados em várias categorias— destaca Arsego.
Avaliação
Um dos coordenadores da comissão, Jeferson Piccoli, explica que os avaliadores analisaram a condição morfológica, colocação de tetos, pernas e a forma de andar do animal para chegar à escolha das campeãs.
—Todos os participantes gostaram e saíram contentes com as avaliações dos jurados— comentou Piccoli.
Os animais da raça holandesa ganhadores foram: da Cabanha Cassiano, de Concórdia, com o animal adulto; e da Cabanha do Gelson Dalla Costa, de Quilombo, com a fêmea jovem. Piccoli explica que esses animais participarão de uma escolha em nível nacional onde serão selecionados os melhores animais para escolher a Melhor Vaca do Brasil.
Da raça Jersey, o animal campeão é do Alegrete/RS e a campeã fêmea jovem é da família Tenfel de Braço do Norte/SC.
—A vaca suprema da Feira, a melhor vaca foi a vaca Jersey de Marcilio Flores Alves, do Alegrete/RS”—explicou Piccoli.
Os ganhadores do julgamento receberam troféu, um valor em dinheiro, auxílio-frete e o nome a nível nacional agregando valor a propriedade do produtor.
Premiação
Na noite de sábado (07) foi entregue a premiação aos participantes do gado de leite e de corte, através de um jantar de confraternização entre os expositores. Segundo Arsego, todos que participaram receberam troféu de participação e os ganhadores roseta, sendo que as grandes campeãs receberam a faixa e reservado de campeã.