Xanxerê

Elisa Tonini | 11/02/2026 15:05

11/02/2026 15:05

1844 visualizações

Abelardo Luz confirma primeiro caso de chikungunya em 2026

Paciente de 49 anos apresentou sintomas como febre, dores no corpo e inchaço nas articulações

A Prefeitura de Abelardo Luz, por meio do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026, o primeiro caso de chikungunya registrado no município neste ano. A paciente, uma mulher de 49 anos, está em acompanhamento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da área onde reside.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente apresentou sintomas como febre, mialgia (dores musculares), cefaleia (dor de cabeça), exantema (manchas na pele), artralgia (dor nas articulações) e edema nas articulações. Inicialmente, foram realizados exames laboratoriais com suspeita de dengue e chikungunya, sendo confirmado o diagnóstico para chikungunya.

Diante da confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de intensificar os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika vírus. O órgão destaca que a colaboração da população é fundamental, especialmente na eliminação de focos de água parada e na manutenção de quintais e terrenos limpos, a fim de evitar a proliferação do mosquito.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.