Dengue

Daiane Hein | 22/03/2024 09:04

22/03/2024 09:04

41517 visualizações

Abelardo Luz registra mais dois casos positivos de dengue; neste ano 140 focos foram registrados

Agora são seis casos positivos registrados neste ano, apenas um deles autóctone (contraído dentro do município).

O setor de Endemias, da Secretaria de Saúde de Abelardo Luz, confirmou na manhã desta sexta-feira (22), mais dois casos positivos de dengue no município, sendo ambos importados (pessoas que já vieram de outras cidades com dengue). Agora são seis casos positivos registrados neste ano, apenas um deles autóctone (contraído dentro do município).

Conforme levantamento do setor, apenas em 2024 já foram registrados 140 focos de dengue em Abelardo Luz.

AÇÕES REALIZADAS

A Prefeitura, através do setor de Endemias e em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, realizou há poucos dias um mutirão de coleta de materiais e entulhos no Bairro São João Maria, local com maior número de focos, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Monitoramento com drones também estão sendo realizados, inclusive em campanha regional que mobilizou todos os municípios da AMAI para um DIA D de combate à dengue.

Vale destacar que os agentes de endemias realizam trabalho diário de identificação de focos e possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, além de repassar orientação à população, que é a principal força no combate à dengue.

ORIENTAÇÕES

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Deixe seu comentário