Quantos projetos incríveis morrem pelo medo do fracasso?! Ricardo Agenor e Ester Ximendes são jovens empreendedores que confiaram em seus sonhos, enfrentaram diversos obstáculos inerentes ao universo do empreendedorismo e provaram que a quebra de protocolo quando realizada com criatividade e convicção, pode sim, ser um verdadeiro sucesso. Um sonho em comum – empreender! Tudo […]
Quantos projetos incríveis morrem pelo medo do fracasso?!
Ricardo Agenor e Ester Ximendes são jovens empreendedores que confiaram em seus sonhos, enfrentaram diversos obstáculos inerentes ao universo do empreendedorismo e provaram que a quebra de protocolo quando realizada com criatividade e convicção, pode sim, ser um verdadeiro sucesso.
Um sonho em comum – empreender!
Tudo começou em 2011, quando em orações, Ricardo e Ester clamavam aos céus por um amor.
Seja fruto do destino ou uma obra divina, seus caminhos se cruzaram quando foram contratados para trabalhar em uma padaria. Ele com 18, ela com 17 anos, formando um jovem casal visionário, comprometidos com os seus sonhos ousados, o que naturalmente ensejou anos desafiadores com verdadeiras batalhar homéricas.
Em 2018, Ricardo realizou um treinamento de alto impacto que foi um divisor de águas. Seu planejamento mental se transformou em um desenho, que Ricardo, carinhosamente, denominou de mapa dos sonhos. Essa representação gráfica foi à prova viva de que seu sonho de empreender era latente e suplicava por atitude.
—No início nós tentamos um investidor, mas as pessoas que poderiam investir não acreditaram muito no nosso projeto — Relata R. Agenor.
A crença do casal foi suficiente. A palavra de ordem era poupar, o que significou o trancamento do curso universitário de Ricardo, que deu preferência para conclusão da graduação em Nutrição de Ester. Neste período, o desafio foi intensificado com a surpresa do furto do único meio de transporte que tinham.
Mas, “família unida jamais será vencida.” Confiantes no sonho do casal, os pais de Ricardo cederam o terreno onde viviam, removeram sua própria casa para dar espaço à construção do que viria ser o “Agenor Homemade”. Em função da construção e dos altíssimos investimentos, Ricardo, Ester e seus respectivos pais foram morar juntos, garantindo assim recursos para a obra, obra que fora executada especialmente pela família, conforme os registros fotográficos que emocionam o casal.
Com o avanço da obra, houve a necessidade de cuidar do local em construção e de tudo que vinha sendo conquistado com tanto esforço, portanto, o casal passou a dormir na obra. Foram dois meses pernoitando em um colchão de solteiro no chão, inclusive nos dias de chuva em que acabavam se acomodando no baú do único carro que tinham.
Ester destacou que muitas vezes sentiam vergonha, mas o sentimento de realizar o sonho era maior, o que fazia com que se mantivessem resilientes.
Sem dinheiro para finalizar a obra que já havia consumido todo caixa, decidiram inaugurar, essa era a saída para concluir o projeto maravilhoso que iniciaram.
O dia mais esperado chegou, era 14 de maio de 2022 e Agenor Homemade foi oficialmente inaugurado, ainda com tapumes no lugar das portas, faltando reboco nas paredes, alguns móveis e apetrechos. Ricardo relata, com muito orgulho, que as mesas eram da casa da mãe e da sogra. Os equipamentos foram garimpados em lojas de desapegos e os poucos móveis que tinham foram construídos com as madeiras que sobraram do telhado da obra.
Um lugar acolhedor, recheado de criatividade e exalando bravura. Lá estava uma família reunida e determinada, com seus corações repletos de gratidão e com sorrisos de orelha a orelha – Ricardo Agenor, Ester, Ana Dirce Gome e Marizete Dias de Oliveira (mães do casal).
Foi um verdadeiro sucesso! E este dia não foi marcado apenas pelo início das atividades, ficou na história especialmente pelo amor e acolhimento da família e pela caridade dos amigos, que não só cederam utensílios de cozinha que estavam faltando, como também, ajudaram servir os clientes que chegavam para conhecer e prestigiar a realização de um sonho visceral.
Ricardo como era conhecido, assumiu seu nome do meio, Agenor, com o objetivo de intensificar o significado da nova fase que exigiu uma nova roupagem, uma nova versão de si.
A empresa que começou em família, hoje conta com uma equipe de dez pessoas e tem vagas em aberto para novos colaboradores. O aumento da demanda também fez com que Ester viesse integralmente para padaria, visto que inicialmente trabalhava em outro emprego, inclusive no período que dormia dentro do estabelecimento.
É indiscutível a alma de empreendedor no casal. A empresa, embora jovem, já conta com planejamento estratégico, missão, visão e valores bem definidos, com direito a plano de carreira e premiações.
— Nós observamos o desempenho e gostamos de valorizar o colaborador com viagens e oportunidade de se qualificar. O Colaborador destaque mais recente, foi para uma especialização em São Paulo, com tudo pago pela empresa – contam.
E partindo da máxima de que “o céu é o limite”, Agenor fez um novo desenho. Nesta versão 2.0 do projeto do casal estão previstas a expansão dos negócios e da família.
Agenor Homemade possui horário de atendimento especialíssimo: das 7h às 22h. E oferece inúmeras opções deliciosas em doces, salgados, lanches, porções, bem como, toda linha de produtos para eventos como: aniversários, casamentos e coffee breaks.
O nome Homemade significa: caseiro ou feito em casa. E essa é a sensação que o lugar traz aos seus clientes. Sensação de lar, acolhimento! Visite e confira de perto esse sonho materializado, rua Constante Stolaski, 319 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Xanxerê/SC.
Acompanhe no instagram: @agenor.homemade