Agricultora que traz vitalidade aos 94 anos, dona Bernardina, moradora de Piratuba (SC), não abre mão do trabalho na lavoura. Desta maneira, mesmo com a idade elevada, ela ainda capina, roça, e nos momentos de lazer, diz que gosta de fazer barulho. A agricultora conta que nasceu no município gaúcho de Monte Negro e aos […]
Agricultora que traz vitalidade aos 94 anos, dona Bernardina, moradora de Piratuba (SC), não abre mão do trabalho na lavoura. Desta maneira, mesmo com a idade elevada, ela ainda capina, roça, e nos momentos de lazer, diz que gosta de fazer barulho.
A agricultora conta que nasceu no município gaúcho de Monte Negro e aos dez anos veio com os pais e os onze irmãos para Piratuba no meio oeste de Santa Catarina.
— Quando quebram a perna arrumam, quando quebram um braço arrumam, mas quando a comida não é nova pode pinchar pros cachorros — fala.
A fala que acabou de ler vem de uma senhora que tem muito para contar, dona Bernardina agricultora por necessidade e também por paixão, gosta de música, é benzedeira e cheia de conselhos que você pode ficar horas ouvindo.
— Operada cinco vezes e nunca deixei de trabalhar, tenho a barriga toda rendada, operava e já estava boa, então eu ia para a minha casa e os sete dias trabalhava — comenta.
Dona Bernardina, tem uma vasta plantação de feijão, questionada se não era muito feijão ela logo diz:
— Os feijões eu dou para os vizinhos, eu planto e não vendo a roça é riqueza — confirma.
Ela nos conta que teve duas filhas e uma delas já é falecida, trabalha quase todos os dias na roça e gosta de exibir com orgulho as colheitas.
E não demorou muito para nos mostrar suas colheitas e inclusive nos oferecer um saco de amendoim.
Ela tem vários instrumentos e comenta que nunca fez aulas e nem tenta reproduzir músicas famosas, diz ter o próprio ritmo.
A mesma fala para quem quiser ouvir que na verdade tem 105 anos, diz ela que os documentos pegaram fogo e o pai teve que registra-la novamente quando ela já tinha 11 anos de idade.
Perguntamos se não era perigoso ela morar sozinha e ela afirma que não:
— Eu rezo tem os santos ali eu rezo Deus me dá proteção — finaliza.
Com informações do Vale Agrícola